OPINIÃO

Isaac Roitman é doutor em Microbiologia, professor emérito da Universidade de Brasília e membro titular de Academia Brasileira de Ciências.

Isaac Roitman

Trechos de textos que revelam as ideias e os desejos de pessoas dedicadas à nossa querida UnB e à educação brasileira

Em 31/10/2011, foi criada a Comissão UnB 50 Anos, para promover as comemorações dos 50 anos da criação da Universidade, o que levou a reflexões sobre os sucessos, os retrocessos e as omissões. Desde a sua fundação em 1962, a UnB é uma universidade de vanguarda, estudando a sociedade, participando para influenciar positivamente a realidade brasileira. A comissão encerrou suas atividades em abril de 2013 quando então foi criada a Comissão UnB Futuro para pensar os próximos 50 anos da Universidade.

Nessa ocasião, membros da Comissão UnB 50 anos, escreveram cartas, que seriam abertas após 10 anos, com proposições e aspirações. As cartas foram abertas e lidas no dia 21/6/2023 em solenidade realizada no Espaço de Convivência da Faculdade de Comunicação e comandada pelo Professor Fernando Oliveira Paulino, que foi o Secretário Executivo da Comissão.

Abaixo reproduzo totalmente ou trechos das cartas para que o leitor possa conhecer as ideias e desejos de pessoas dedicadas à nossa querida UnB e à educação brasileira.

A primeira, do saudoso professor Luiz Humberto Miranda Martins Pereira: "Espero que a UnB seja sempre um espaço de construção continua e que reconheça para isso, que sempre conviva com o confronto e o conflito como ingrediente fundamental. A Universidade não é o lugar onde reine a paz de um cemitério, mas exista um necessário estímulo a um fogo que aqueça as ideias".

Professor Aldo Paviani: "...Que a UnB cresça e se torne ainda mais notável no ensino que mudará para outro formato (menos presencial), na pesquisa, que aprofundará os conhecimentos básicos em todos os ramos do saber. Espero que as pesquisas façam jus na busca da redução das desigualdades sociais.." A saudosa Professora Adalgisa Rosário: "... Para os meus netos deixo todo o amor e saudades". Adriana da Silva Lima, secretária executiva do gabinete do Reitor: "..Que a UnB esteja na harmonia, onde todos possam dialogar e expressar, sem ofender, sem agredir...". Hugo Costa, jornalista e servidor: "... Minha aposta é que a UnB em 2022 esteja ainda mais consolidada, como um farol para as transformações necessárias..." Professor Isaac Roitman:...Que na UnB o pensamento científico seja um componente essencial que permeie formação de recursos humanos...". Professor Jaime Santana:"...Que a UnB produza conhecimentos de qualidade para servir as pessoas, o meio ambiente e o planeta inteiro...". Liz da Costa Sandoval, mestranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: "...Que a UnB seja sempre solidária, aberta ao diálogo interno e com a cidade-metrópole..." Professor Luiz Martins: "...Que até o centenário da UnB a Ciência tenha encontrado "a antidroga", ou seja, um componente químico capaz de funcionar como antídoto em casos de dependência química..".

Professor Manuel Marcos Formiga: "...Prospecção, antecipação e previsão do conhecimento farão parte de uma aprendizagem dinâmica, fortemente mediada pelos meios de comunicação de base tecnológica e dada vez mais digitalizada e conectada..." Professora Maria Luiza Ortiz: "...Que a UnB seja um polo nas comunicações e uma potência no ensino, na pesquisa e na extensão".

Saudosa Neuza Meller: "Precisamos ter uma educação valorizada, valorizando os professores, servidores e alunos. Precisamos ter uma universidade livre, autônoma e eficiente..." Professora Nilza Campos: "...Que não haja divisão política institucional e que todos os seus planos sejam voltados para um ensino de qualidade e excelência...".

Professor José Leme Galvão Junior: "...Espero que o campus da UnB seja uma paisagem unívoca, um grande jardim dos saberes..." Embora com limite de espaço, penso que transmiti os principais desejos e aspirações de um grupo de dedicados educadores que no cotidiano procuram orientar e formar jovens, tendo como foco uma educação humanística e técnica. As cartas na integra, serão disponibilizadas nos instrumentos de divulgação do Decanato de Extensão da UnB. Estou convicto que nas próximas décadas a UnB continuará a ter um papel importante, a universidade necessária, sonhada pelos seus criadores, comandados por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira.

Publicado originalmente no Correio Braziliense em 01/08/23.