OPINIÃO

Ligia Pavan Baptista é professora de Ética e Filosofia Política na Universidade de Brasília e integra a Rede de Mulheres Filósofas da América Latina

Ligia Pavan Baptista

Na sequência de momentos históricos marcantes como o fim da Segunda Guerra Mundial e, dela derivada, a criação da Organização das Nações Unidas em 1945, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi fundada em 1948 em São Paulo, no mesmo ano da publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, segundo o filósofo Norberto Bobbio, o mais importante documento da história da humanidade. Assim como a Declaração, a SBPC está comemorando 75 anos, tendo como inspiração, a British Association for the Advancement of Science, fundada em 1831, assim como a American Association for Advancement of Science (AAAS), fundada em 1848. A SBPC foi criada por um grupo de cientistas da área de História Natural da Universidade de São Paulo, em defesa da ciência brasileira e do Instituto Butantan, prestigioso instituto de pesquisa, de renome internacional, na ocasião ameaçado de fechamento pelo então governador do estado. Além da sua função essencial em defesa da ciência, tecnologia e inovação do país, seu papel no desenvolvimento da educação superior é igualmente relevante. Especialmente no período do regime militar que ocorreu no país de 1964 a 1985, a SBPC teve um papel ainda mais significativo, se constituindo como o único fórum onde ainda se podia exercer a liberdade de opinião e expressão mesmo que de forma ameaçada. A partir de 1985, com a democratização e a promulgação da Constituição Federal de 1988 até nossos dias, ao comemorar seus 75 anos, a SBPC continua tendo um importante papel, tanto no desenvolvimento científico, quanto no desenvolvimento da educação superior no país, em seu tripé pesquisa, docência e extensão. Aberta a todos os interessados independente de qualquer idade e/ou título acadêmico e englobando todas as áreas do conhecimento, características que a distinguem da igualmente renomada Academia Brasileira de Ciências (ABC), a SBPC tem promovido os princípios da interdisciplinaridade e da inclusão social, assim como de divulgação científica e popularização da ciência, em todas as diversas atividades, sobretudo nos eventos e publicações que promove. Em especial, ressaltamos as reuniões anuais, evento que merece destaque. Promovidas desde sua fundação de forma ininterrupta e realizadas de forma itinerante nas universidades de todo o país, no mês de julho, o encontro de pesquisadoras(es) de todas as áreas do conhecimento, representantes governamentais e da sociedade civil, permite sempre instigantes discussões, tanto sobre resultado de pesquisas científicas, quanto temas de políticas públicas sobre ciência, tecnologia, inovação, educação, desigualdade social, economia, assédio e demais formas de violência de gênero nas universidades, dentre outros temas igualmente relevantes. O evento científico com extensa e diversificada programação científica, e igualmente feiras e exposições paralelas é aberto ao público e gratuito, sendo considerado o maior e mais importante da América Latina do gênero, contanto sempre com um expressivo número de participantes. No recentemente finalizado processo eleitoral, o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, assim como grande parte da diretoria atual foram reeleitos, para um segundo mandato.. A UnB, fundada em 1962 a partir de proposta apresentada por Anísio Teixeira, presidente da SBPC de 1955 a 1959, na 12ª Reunião Anual realizada em julho de 1960 na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” -USP) em Piracicaba - São Paulo, já sediou quatro reuniões anuais (1976, 1987, 2000 e 2022). Na próxima gestão da SBPC, a UnB será representada pelas professoras Fernanda Antônia da Fonseca Sobral e Laila Salmen Espíndola na Secretaria, professores Ronaldo Pilati no Conselho e Gilberto Lacerda dos Santos na Secretaria Regional no Distrito Federal em chapa composta igualmente pelo professor Luciano Rezende Moreira do Instituto Federal de Brasília/ Planaltina. Convidamos para a 75ª Reunião Anual da SBPC que será realizada na Universidade Federal do Paraná em Curitiba de 23 a 29 de julho com o tema “Ciência e Democracia para um Brasil justo e Desenvolvido”. O evento é aberto ao público e gratuito. A programação e demais informações estão disponíveis na página da SBPC.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.