OPINIÃO

Alexandre Simões Pilati é professor associado de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília, doutor em Literatura pela UnB (2007). É pesquisador e professor na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, poesia.

Alexandre Pilati

A extensão é o âmbito do ensino superior responsável por reiterar o vínculo entre a universidade e a sociedade através da ação dialógica, interdisciplinar, interprofissional e transformadora, que tem por característica a indissociabilidade entre a formação dos estudantes, o impacto social e a produção de conhecimento. Considerando essa concepção, a política de extensão da UnB, nos últimos anos, tem se caracterizado por buscar redimensionar o patamar do extensionismo em nossa comunidade, com foco especialmente no aumento da institucionalização, no incremento do fomento das ações, no fortalecimento da vinculação social e da territorialização e na progressiva integração da extensão aos currículos e ao cotidiano da Universidade.

Para colaborar com essas ações, a Diretoria Técnica de Extensão – DTE tem procurado atuar tanto sobre aspectos de natureza estritamente operacional relativamente ao cadastramento, acompanhamento e avaliação das ações de extensão quanto sobre aspectos macroestruturais da política de extensão. Exemplo do primeiro aspecto foi o acompanhamento da primeira fase de implantação do módulo de extensão do Sigaa, o qual foi disponibilizado à comunidade em maio de 2020. Em relação ao âmbito macroestrutural da política de extensão, como exemplo de atuação da DTE, pode-se citar a coordenação das comissões que desenvolveram as propostas de resoluções CEX 01/2020, que regula os procedimentos de registro das ações de extensão na UnB, e a Cepe 118/2020, que apresenta os parâmetros gerais da inserção curricular da extensão.

Dando continuidade a essa missão, a DTE, em 2022, definiu algumas frentes de trabalho estratégicas para continuar contribuindo com a política de extensão da UnB, que busca ter como marcas a gestão democrática, a integração com a pesquisa e o ensino, a transparência nos processos administrativos e na gestão dos recursos e a ousadia na proposição de ações de ampla repercussão, como é o caso do reconhecidamente exitoso Programa Especial Semana Universitária, que segue, a cada ano, alcançando índices mais significativos de engajamento de nossa comunidade.

Nesses termos, ressalte-se que é tarefa cotidiana da DTE o acompanhamento dos editais de fomento à Extensão da UnB: desde o lançamento da chamada à avaliação final dos relatórios, passando, por exemplo, pela gestão das bolsas e dos recursos financeiros. No ano de 2022, já foram apresentados à comunidade, ainda no mês de janeiro, os Editais: Pibex, Casas Universitárias de Cultura, UnB 60 anos – segunda edição e os referentes à Rede de Polos de Extensão da UnB. No decorrer do ano, também será apresentado à comunidade o edital do Programa Especial Semana Universitária 2022. Com esse conjunto de editais, espera-se atender a um número maior de atividades, apoiar ações formativas para estudantes de graduação e de pós-graduação e contribuir para a progressiva adequação da cultura institucional às particularidades do módulo de extensão do Sigaa. Outra frente de trabalho importante da DTE para o ano de 2022 reside, aliás, precisamente, na gestão das funcionalidades do sistema em parceria com outros setores da UnB, como STI e SAA.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.