OPINIÃO

Cybele Bueno Rocha Rodrigues de Faria é servidora técnico-administrativa da Universidade de Brasília, na função de coordenadora-adjunta da Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (CoAVS/Dasu/DAC). Bacharel em Direito e especialista em Direito Administrativo, Licitações e Contratos, Gestão Pública, Direito Penal e Processo Penal.  

Cybele Bueno

 

A Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (CoAVS) integra a Diretoria de Atenção à Saúde Universitária (Dasu) que, por sua vez, pertence ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).

 

Com o objetivo de orientar e construir elos com atores internos e externos à universidade, de maneira participativa e com o uso de tecnologias em saúde servindo de campo de ensino e pesquisa, a CoAVS tem em sua estrutura organizacional os Núcleos de Atenção e Vigilância à Saúde (NAVS/CoAVS), atuando na detecção, investigação, orientação e acolhimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19 na comunidade acadêmica, por meio do aplicativo Guardiões da Saúde e da plataforma Go.data.

 

Localizados em três campi (FUP, FGA e Darcy Ribeiro), o NAVS/CoAVS conta com profissionais da saúde para realizar os atendimentos internos e externos da comunidade universitária. É possível a verificação de pressão arterial, da glicemia capilar, da temperatura e saturação de oxigênio, curativos simples, lavagem ocular e de orientações de enfermagem. Para maiores informações, solicitamos entrar em contato pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Um dos eixos da CoAVS, a Vigilância Epidemiológica (VE/CoAVS), monitora eventos epidemiológicos e oferece suporte técnico no que diz respeito aos Planos de Contingência elaborados pelas unidades, assim como, realizou nos últimos meses os Simulados de Mesa como etapa de preparação para a retomada gradual e segura das atividades presenciais.

 

A proposta para o exercício de 2022 é continuar no apoio, bem como identificar falhas de processos que podem ser aprimoradas para melhoria contínua. O exercício de simulado é uma forma de treinamento, monitoramento ou avaliação da capacidade dos colaboradores de uma organização diante de uma descrição ou simulação de risco. A atividade deve preparar as equipes de resposta para desempenhar funções de acordo com o plano de contingência, além de familiarizá-las com as diretrizes operacionais e procedimentos padrão (POPs).

 

Entre os tipos de simulação existentes, há o exercício de mesa (TTX), que tem como objetivo proporcionar uma discussão facilitada de uma situação de emergência, geralmente em um ambiente informal de baixo estresse, no qual os participantes são encarregados em rever e discutir a comunicação e as ações que tomariam em cenários ligados à saúde. De modo virtual, a aplicação dos simulados é uma ação fundamental para que a unidade consiga fazer a transição da teoria para a prática dos serviços sem estar em cenário de emergência.


O convite é originado pela CoAVS, via SEI, conforme cronograma sugerido na proposta. Para maiores informações, solicitamos entrar em contato pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Outro eixo da CoAVS é a Vigilância Ambiental (VA/CoAVS), que monitora eventos de importância em saúde e realiza treinamentos de biossegurança, com ênfase no que diz respeito aos Planos de Retomada elaborados pelas unidades, como etapa de preparação para a retomada gradual e segura das atividades presenciais na Universidade de Brasília. O treinamento é direcionado a toda comunidade universitária e possui duração de duas horas, e, em breve, serão abertas novas turmas. Para maiores informações, solicitamos entrar em contato pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.