OPINIÃO

Luciana Lombas Belmonte Amaral é doutoranda em Sociologia (UnB). Mestra em Direitos Humanos e Cidadania (UnB). Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Direitos Humanos, Mediação e Movimentos Sociais (CNPQ) e do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP/CEAM/UnB).

Alberto Carvalho Amaral é doutorando em Sociologia (UnB). Mestre em Direito (UniCEUB). Editor-chefe da Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal. Pesquisador dos grupos de pesquisa Política Criminal (UniCEUB) e de O Direito Achado na Rua (CNPQ-UnB). Idealizador e Coordenador do Curso de Capacitação de Defensoras e Defensores Populares do DF. Defensor Público do Distrito Federal.

Luciana Lombas Belmonte Amaral e Alberto Carvalho Amaral

Grande Professora, Pesquisadora e Defensora das mulheres e dos direitos humanos.

Mulher de uma trajetória admirável, com importantes contribuições para o nosso programa (PPGSOL-UnB), à Universidade e à sociedade.

Em nossa memória, ficará registrada a potência de sua intelectualidade, o engajamento na pesquisa, a vontade de justiça e a intransigência na defesa das mulheres, além de sua seriedade e generosidade no ser docente.

E o que seria de nós, discentes e aprendizes de cidadãs-pesquisadoras-professoras, sem mulheres inspiradoras como Lourdes Maria Bandeira?

A causa feminista brasileira é marcada pelo trabalho incessante de valorosas mulheres irresignadas com a situação de machismo estrutural e misoginia, atuando em diversas áreas. A Professora Lourdes Maria Bandeira, certamente, ingressará para a história das intelectuais brasileiras que se comprometeram com essa missão, consagrando a seriedade e a relevância dos estudos sobre gênero, violência doméstica, atuação da rede de proteção contra a violência doméstica, relação de cuidados e cuidadoras, feminicídio, entre outras. Sendo uma das mais valorosas teóricas e ativistas da causa feminista, deixa-nos também um importante legado de contribuições quanto à excelência na pesquisa e à produção teórica nas Ciências Sociais do Brasil, editora-chefe por 10 (dez) anos da Revista Sociedade e Estado, e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem).

Como docente, destacou-se pelo compromisso e afeto durante as aulas, inspirando centenas de estudantes de diferentes gerações, alunas(os) da graduação, da pós-graduação, orientandas(os) e admiradoras(es).

Lourdes Maria Bandeira, presente!

Última aula da disciplina Sociologia da violência de gênero, ministrada em 2019/1.
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.