OPINIÃO

Thiago Gehre Galvão é coordenador do Programa Estratégico UnB2030. Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É professor vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

Thiago Gehre Galvão

Instituições de Ensino Superior brasileiras são convidadas para deliberar sobre a implementação da Agenda 2030 e participar na construção de uma tecnologia social de certificação tendo por base os ODS.

A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) são temas cada vez mais pautados nas esferas públicas. O acordo internacional pela garantia de um mundo justo e consciente funciona como um alinhamento político para governanças, instituições, organizações, empresas e indivíduos à sustentabilidade. No contexto sindêmico da covid-19, a necessidade dos esforços em prol dos ODS se tornou mais urgente que nunca.

Diante disso, as Instituições de Ensino Superior do Brasil são convidadas para deliberar sobre a implementação da Agenda 2030 e da construção coletiva de um Selo-ODS. Elaborado pela equipe do Programa Estratégico UnB2030, em parceria com o Selo Social, Roda das Minas e FIB2030, o Projeto Selo-ODS para as IES brasileiras realiza consultas virtuais à comunidade acadêmica para alinhar esforços em prol da implementação da Agenda 2030, compreendendo singularidades e desafios dos territórios brasileiros. Para Thiago Gehre, professor da Universidade de Brasília (UnB), “nossa participação é ancorada no princípio de que a educação pública e de qualidade é a base para o verdadeiro desenvolvimento sustentável no Brasil”.

As consultas, de caráter regional, são intermediadas pelo aplicativo Zoom e contam com apoio de metodologias ativas, como rodas de conversa e dinâmicas de utilizando ferramentais como o jamboard. Além de coletar feedbacks para a construção de um Selo democrático e inclusivo, as reuniões visam fomentar discussões embasadas no Guia Agenda 2030 para Universidades.
A consulta ao Nordeste ocorreu em 29 de março. Os demais eventos, conforme a região, ocorrerão nas seguintes datas: 26 de abril no Centro-Oeste, 24 de maio no Sudeste, 14 de junho no Norte e 28 de junho no Sul. As inscrições podem ser realizadas por meio deste do seguinte link.

Com o objetivo principal de formatar uma tecnologia que permita tornar as universidades laboratórios vivos para alinhamento de suas ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão à Agenda 2030, o Selo-ODS pode ser compreendido como oportunidade de construção coletiva de uma rede de universidades alinhadas com o fortalecimento da democracia e enfrentamento às desigualdades.

O projeto foi submetido e aprovado no edital aberto pelo GT Agenda 2030, Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 que trabalha para ajudar a implementar ações que ajudem o Brasil a atingir as metas globais. Uma equipe de bolsistas do Selo-ODS foi constituída e as IES possuem estudantes de Instituições de Ensino de todas as regiões do Brasil, propondo uma construção participativa e interinstitucional. O edital de seleção de bolsistas deu prioridade para estudantes negras e negros da comunidade LGBTQIAP+.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.