OPINIÃO

Maria Emília Machado Telles Walter é decana de Pesquisa e Inovação e professora do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília. Graduada em Matemática e mestre em Matemática por esta Universidade. Doutora em Ciência da Computação pela Universidade estadual de Campinas. 

Maria Emília Machado Telles Walter

 

A Universidade de Brasília comemora seu aniversário no próximo dia 21 de abril de 2021. Em seus 59 anos de intensa e diversificada produção de conhecimento, com base em métodos científicos, a UnB reafirma cotidianamente seu compromisso com a sociedade. Problemas que afetam a vida cotidiana, como saúde, meio-ambiente, transporte, energia, pobreza e desigualdades sociais, entre outras grandes questões nacionais, vêm sendo tratados por debates e reflexões, e criação de soluções criativas, desenvolvidas por pesquisas e projetos de ensino, extensão e inovação.


Em 2020, vimos eclodir a pandemia da covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov-2 (coronavírus), que vem impactando todo o mundo. Instituições científicas e tecnológicas de todo o planeta vêm tentando buscar soluções para mitigar os efeitos dessa pandemia, de forma colaborativa e usando métodos e tecnologias recentes, notando-se sobretudo a produção e disponibilização de vacinas, em tempo curto. No Brasil, afetado forte e tragicamente, assistimos a um quadro desolador de transmissão descontrolada e um crescente aumento do número de pessoas que perderam a vida. Luto e solidariedade convivem com aflição e desespero, com a falência do sistema de saúde público e privado, perdas e desesperança, sobretudo entre as pessoas mais pobres. Faltam políticas claras por parte do governo federal e cresce o desrespeito pelas medidas preconizadas pela Ciência e pelos profissionais da saúde, incluindo recomendações equivocadas de ações inócuas e perigosas para a saúde humana. Assim, o Brasil é hoje o epicentro da doença no mundo.


Neste contexto, desde 2020, a UnB vem contribuindo decisivamente para o combate à pandemia, por meio da criação de comitês. O Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 (Coes), formado por especialistas em gestão e saúde, visa realizar ações, orientar e prestar consultoria quanto às ocorrências relacionadas à covid-19 na UnB. O Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar) tem como objetivo estruturar o planejamento das ações institucionais nas fases de recuperação da pandemia.


O Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei), formado por docentes de diferentes áreas do conhecimento, visa planejar, sistematizar e buscar a viabilização da execução de ações institucionais de pesquisa, inovação e extensão, para o enfrentamento da pandemia. Foram submetidos ao Copei quase 200 projetos, de diferentes áreas da Ciência, como Saúde, Sociais Aplicadas e Exatas/da Terra, abordando temas, como Comunicação, informação e educação, Aspectos sociais, econômicos e ambientais; Ações para categorias vulneráveis; Aplicativos, plataformas e algoritmos; Estudo e monitoramento epidemiológico; Saúde mental; Desenvolvimento de fármacos e vacinas; Ensaios clínicos; Criação de observatórios, Desenvolvimento de equipamentos hospitalares e teletrabalho; telessaúde e ensino a distância. Estão sendo executados cerca de cem projetos, que contaram com apoio financeiro do MEC, da FAP DF e da própria Universidade. Além disso, foi criado um fundo de doação, que arrecadou cerca de 60 mil reais para os projetos covid-19.


Dessa forma, a UnB comemora seus 59 anos, solidária às pessoas que perderam familiares e amigos, exercendo seu papel junto à sociedade por meio da oferta de soluções de combate à pandemia, resistindo por meio da manutenção das suas atividades acadêmicas e, sobretudo, oferecendo a Ciência como esperança de cura, superação e vida.

 

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo