artigos
OPINIÃO

Gardênia da Silva Abbad é professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST), do Instituto de Psicologia da UnB. Graduada, mestre e doutora em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, nos tamas: Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho_TD&E. Constrói e valida modelos de investigação científica e medidas de avaliação de programas de capacitação, nas modalidades presencial e a distância, em ambientes corporativos. Desenvolve medidas e modelos de avaliação da efetividade de programas educacionais. Coordena o Projeto de Pós-Graduação "Fortalecimento do Ensino na Saúde no contexto do SUS: uma proposta interdisciplinar da UnB na Região Centro-Oeste"(Pró-Ensino na Saúde) e Integrou o Núcleo do Pronex -Treinamento e Comportamento Organizacional.

Gardênia da Silva Abbad

O Decanato de Gestão de Pessoas, por meio destas breves linhas, homenageia o servidor público e dá boas vindas aos novos docentes e servidores técnico-administrativos que ingressaram na UnB nos últimos anos. Além disso, expressa gratidão aos fundadores, eméritos e integrantes ativos e aposentados desta instituição.

Como Decana, dirijo-me, em primeiro lugar, aos professores que servem a sociedade trabalhando árdua e ininterruptamente para formar pessoas, produzir e disseminar conhecimentos relevantes. O trabalho docente é pouco compreendido, muitas vezes solitário e pouco visível aos estudantes e aos pares. O docente possui uma enorme “agenda oculta”. Uma boa parte do trabalho, apesar de árdua, não é pública, materializa-se por meio de produtos e resultados que exigem longos e complexos processos.

As aulas presenciais, a preparação de materiais e textos didáticos, a orientação de estudantes, a participação em órgãos colegiados e a gestão da unidade acadêmica são apenas a parte mais conhecida do trabalho docente. O professor conduz pesquisas, analisa e interpreta dados, publica relatórios e resultados, coordena grupos, organiza congressos e eventos científicos, artísticos e/ou culturais, emite inúmeros pareceres sobre projetos a agências de fomento, participa ativamente de entidades científicas e da editoração de revistas, realiza atividades de extensão, lidera estudos em nível nacional e internacional, protagoniza ações de avaliação e melhoria de políticas públicas, além de participar ativamente de eventos e parcerias internacionais de pesquisa e intercâmbio acadêmico.

Muitas dessas atividades exigem trabalho adicional que extrapola a jornada de 40 horas. O trabalho docente é sem fim e em alguns casos, pouco programável, invadindo, frequentemente, as madrugadas, os sábados, os domingos, os feriados e as horas de descanso para a maior parte dos trabalhadores. A sociedade brasileira pouco conhece o trabalho docente, pois são raros os estudos sobre o nosso cotidiano, mesmo nas áreas que investigam esse tipo de tema. Por isso, fiz questão de descrever algumas atividades pouco divulgadas ou pouco visíveis nos currículos Lattes. Parabéns a todos os que amam a carreira do magistério superior e que se dedicam a formar profissionais de alto nível e a produzir conhecimentos que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar social!

Dirijo-me também aos valorosos servidores técnicos e administrativos que prestam relevantes serviços à sociedade ao apoiarem todas as atividades da universidade. O DGP parabeniza aqueles que lutam pela qualidade e a excelência do atendimento ao público interno e externo e compreendem a relevante contribuição do seu trabalho para o alcance da missão institucional da universidade. Há inúmeros exemplos de profissionais que ilustram muito bem o “compromisso com o trabalho bem feito”.

Tenho tido a oportunidade de conhecer valorosos servidores que não poupam esforço e dedicação à universidade. Entre eles destaco o servidor Arley Cançado, símbolo de compromisso institucional e de esforço para atender indistintamente bem ao público interno e externo. Arley orgulha-se de trabalhar na UnB, compreende e desempenha o trabalho com maestria, polidez, dedicação e vontade de aprender. Espero que o exemplo de dedicação e compromisso institucional de Arley sirva de estímulo aos mais de 500 servidores que ingressaram na UnB nos dois últimos anos. Ao homenageá-lo, o Decanato de Gestão de Pessoas parabeniza todos os servidores ativos e aposentados e deseja aos novos servidores uma bela e bem sucedida trajetória profissional na Universidade.

O Decanato de Gestão de Pessoas, ao parabenizar os professores e servidores técnicos e administrativos, coloca-se, mais uma vez, à disposição de todos para prestar-lhes apoio técnico e administrativo durante toda a trajetória profissional, desde o ingresso na UnB até a aposentadoria.