artigos
OPINIÃO

Ivan Marques de Toledo Camargo é graduado em Engenharia Elétrica pela UnB, mestre e doutor em Génie Electrique - Institut National Politechnique de Grenoble (França). Professor do Departamento de Engenharia Elétrica. Foi reitor da Universidade de Brasília, decano de Ensino de Graduação/UnB, superintendente de Regulação do Serviço de Distribuição e assessor da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético e editor da Revista Brasileira de Energia.

Ivan Camargo

 

A universidade é feita para transformar. Um lugar de muitas vozes para oferecer soluções, formar quadros qualificados e surpreender pela inovação. Anísio Teixeira dizia que a academia abre caminho para a “grande aventura do espírito humano na conquista da terra e de si mesmo”. Essas expectativas sobre a universidade só podem ser atendidas em plenitude com a atuação de seus três segmentos: estudantes, professores e técnicos. Os estudantes abrilhantam e levam vida ao campus, mas é aos outros dois imprescindíveis grupos que dedico estas linhas.

 

O servidor da Universidade de Brasília, tanto o técnico-administrativo quanto o professor, tem nobre missão. Quem se dedica a educar transforma a realidade ao seu redor e contribui para iluminar o futuro do país. Para darmos continuidade aos sonhos dos fundadores de nossa universidade, não há dúvida: precisamos da dedicação e do trabalho das pessoas que escolheram a UnB para o exercício da profissão.

 

O retorno desse empenho é frequente, e os resultados valem à pena. Quando se percebe o orgulho de um ex-aluno da UnB, constatamos que o papel do servidor tem sido cumprido. O mesmo ocorre quando nos deparamos com o impacto das pesquisas nascidas ou apoiadas em nosso meio acadêmico.

 

Depois de estagnação significativa, a UnB passa por momento de expansão em seu quadro de servidores. Este ano, 270 técnico-administrativos foram empossados. Serão ao todo quase 700 novos trabalhadores em um intervalo de dois anos. São profissionais talentosos que fazem funcionar laboratórios, bibliotecas, secretarias e diversas outras áreas estratégicas. Cumprem suas atribuições com zelo e merecem nosso reconhecimento.

 

O corpo docente também passa por importante período de crescimento. Em 2014, cerca de cem professores ingressaram na UnB. Homenageados há duas semanas, nossos prestigiados docentes também fazem jus às comemorações desta terça-feira, 28 de outubro. O Dia do Servidor Público rende homenagem a todos os homens e a todas as mulheres que se dedicam ao Brasil, em favor do cidadão.

 

Esse reforço nos quadros é também qualitativo. Cada vez mais, temos profissionais capacitados no desempenho de suas funções. Capacitação, aliás, que tem sido estimulada pelo Decanato de Gestão de Pessoas e pelas unidades acadêmicas. O aprimoramento profissional acarreta em aumento de produtividade e em melhorias no atendimento ao público.

 

Como gestor, considero um privilégio trabalhar com servidores dispostos a garantir um espaço universitário de vanguarda. Agradeço e parabenizo a cada um dos trabalhadores da Universidade de Brasília. Comemore o seu dia com orgulho.

 

Abraço,

 

Ivan Camargo

Reitor da Universidade de Brasília

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.