OPINIÃO

Tatiana Lionço é professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Graduada, mestre e doutora pela UnB. Tem se dedicado ao estudo do fundamentalismo religioso na política nacional, das redes de proteção para a comunidade LGBT universitária e dos processos de subjetivação e sua relação com gênero e sexualidade.

Tatiana Lionço

A ascensão do conservadorismo encontra na incidência do fundamentalismo religioso na política uma de suas expressões contemporâneas. Como força antidemocrática, autoridades religiosas neopentecostais e seus aliados vêm desencadeando retrocessos na agenda de direitos sexuais, com ênfase para direitos conquistados por mulheres e minorias sexuais, entre as quais a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A Psicologia brasileira tem sido objeto de ofensivas legislativas para alteração de normativas deliberadas democraticamente pela categoria profissional, como é o caso da Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia. Além da proposição de decretos legislativos que visam sustar os efeitos da normativa que veda a patologização e tratamento das homossexualidades na lógica da reversão da orientação sexual, mais recentemente uma liminar da Justiça Federal impôs uma interpretação à Resolução CFP 01/99 de modo a alterar o sentido originário da normativa. A partir de uma ação pública apresentada por um conjunto de profissionais de Psicologia, a decisão judicial entendeu que o direito à pesquisa científica e exercício profissional dos mesmos não deveria ser cerceado pelo veto à patologização e reversão da homossexualidade afirmados pela resolução, abrindo, assim, brecha legal para a realização de terapias de reversão da orientação sexual supostamente por interesses científicos.

O Instituto de Psicologia e o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero emitiram notas de posicionamento sobre a matéria, criticando a decisão judicial e contribuindo para o debate público sobre a pertinência da norma do CFP, reafirmando a historicidade do compromisso da Psicologia com a não patologização das homossexualidades e a existência de estudos científicos que comprovam o agravamento do sofrimento psíquico decorrente de tais terapias. Tais posicionamentos são importantes também para lembrar que tanto a ciência quanto as deliberações da categoria profissional são decorrentes de esforços coletivos na produção de conhecimento e sua revisão crítica, bem como na construção de uma identidade profissional em consonância com princípios democráticos e de defesa dos direitos humanos.

É importante mencionar que a via da judicialização é expressão de viés autoritário na condução de uma mudança normativa que não apenas não encontrou efetivação pela via legislativa como também dispõe de ampla resistência e oposição por parte da sociedade civil e da academia. O que está em jogo é o aviltamento da Psicologia, seja por parte de parlamentares que destituem o Conselho Federal de Psicologia da legitimidade da regulação ética do exercício profissional, seja por parte de um grupo de profissionais que desconsidera o processo histórico de deliberação da categoria. Não é coincidência que uma das proponentes da ação pública que levou à decisão liminar de reinterpretação da normativa é uma pessoa que se apresenta em nome da fé religiosa, não dispondo de trajetória de produção científica de conhecimento em Psicologia e tendo tido o registro profissional cassado em 2009 por violação ética no exercício profissional.

Em nome não apenas da Psicologia como ciência e como profissão, mas principalmente em nome de gays, lésbicas e bissexuais que tem seus direitos reiteradamente violados em função do preconceito e atribuição de anormalidade, a Resolução 01/99 precisa ser defendida contra a ofensiva fundamentalista. A Psicologia não permitirá ser usada para forjar manto de cientificismo para o fundamentalismo religioso que fragiliza a democracia e a laicidade do Estado. A Psicologia brasileira não apenas reafirma a importância da Resolução CFP 01/99 como também vem desenvolvendo campanhas pela despatologização das transexualidades e travestilidades, primando pela consolidação da democracia e respeito aos direitos humanos em nosso país.

Para saber mais:

Posicionamento do IP/UnB http://www.ip.unb.br/images/IP_documento-aprovado-no-CIP.pdf

Nota de Repúdio do NEDIG/CEAM/UnB http://www.ceam.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=138:nota-de-repudio&catid=182&Itemid=738

ATENÇÃO
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.