COMEMORAÇÃO

Evento reúne alunos, ex-alunos, professores e profissionais das cinco décadas do curso

Foto: Ascom/HUB

A comemoração dos 50 anos da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília reuniu todas as gerações que fazem parte dessa história. Alunos da primeira turma e os que entraram na Universidade neste ano e professores dessas cinco décadas lotaram o auditório da faculdade.

“É com muita satisfação e felicidade que abrimos essa solenidade em comemoração aos 50 anos do curso de Medicina da Universidade de Brasília”, afirmou o diretor da faculdade, Paulo César de Jesus. Ele relembrou a história da unidade e do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Paulo César de Jesus citou as dificuldades enfrentadas pelo hospital ao longo dos anos e as melhorias conquistadas com a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como a reforma da maternidade e a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O HUB se tornou um hospital de alta complexidade”, confirmou.

O reitor em exercício da Universidade, Luís Afonso Bermúdez, também prestigiou a solenidade. “O alto nível que podemos oferecer aos nossos estudantes, como o corpo docente e a convivência, forma esse cidadão que depois vai tratar daquilo que temos de mais nobre, que é nossa saúde. Comemorar meio século é um orgulho para a Universidade de Brasília”, disse.

Representando o HUB, a gerente de Ensino e Pesquisa, Tânia Torres Rosa, lembrou com orgulho da história de que ela fez parte durante quase 30 anos. “Para o Brasil como um todo, uma universidade federal desse porte, um curso dessa projeção, é muito importante. E para mim, particularmente, muita honra. O HUB é o principal laboratório de ensino dessa universidade e é nele que conseguimos a qualidade de excelência que temos com esses médicos”, assegurou ela.

A vice-diretora da faculdade, Veronica Amado, também se emocionou ao falar desses 50 anos. “Já passamos por muitos momentos difíceis e por muitos brilhos, também, na formação de pessoas. É uma alegria muito grande ver várias gerações se encontrando aqui e todas com orgulho e amor à faculdade”, comemorou Veronica.

CARTAS – Aluno da primeira turma da Faculdade de Medicina, Marcos Vinícius Ramos falou em nome do grupo. Lembrou das dificuldades e conquistas vividas nos primeiros anos do curso, sempre com orgulho e emoção. “Criamos uma faculdade que havia se tornado uma extensão das nossas casas e das nossas vidas. Essa faculdade tem o nosso DNA em sua formação”, garantiu ele.

Depois foi a vez de Letícia Resende, aluna da turma 103, que entrou no curso de Medicina em janeiro deste ano. Ela agradeceu os colegas da primeira turma, que deram início a essa história. “Queremos agradecer a cada um de vocês por terem sido a primeira geração da nossa segunda família, por terem trilhado antes de todos nós esse caminho lindo, desafiador e difícil. Sentimos orgulho de fazer parte dessa história com vocês”, afirmou Letícia.