INGRESSO

Sistema implantado em processos seletivos da UnB disponibilizará informações sobre desempenho e notas de corte dos cursos antes do resultado final

Os interessados em ingressar na Universidade de Brasília no segundo semestre de 2016 pelo vestibular tradicional contarão com uma novidade: das 8h do dia 8 de julho às 20h do dia 9, entrará em funcionamento o Sistema Informatizado de Seleção dos Cursos de Graduação da UnB (SISUnB). A nova ferramenta, implantada exclusivamente para os processos seletivos da instituição, estará disponível na página do Cespe e permitirá a troca da pré-opção de curso feita durante a inscrição, se assim preferirem os candidatos.

O sistema, inspirado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, também valerá para o vestibular do início do ano e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Informações como o desempenho individual alcançado após a correção das provas e o cálculo da nota de corte para a classificação por cursos, de acordo com a pré-opção e o peso das provas de cada um dos grupos aos quais pertencem os cursos, poderão ser visualizadas pelo SISUnB.

De posse desses dados, os candidatos poderão repensar a escolha e, se desejarem, fazer a alteração da graduação pretendida. Será permitida a troca de turnos ou para cursos de qualquer um dos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia). “Às vezes o estudante quer fazer um curso, mas acha que não tem condições de passar e escolhe outro. No entanto, ele só se dá conta que teve um bom desempenho depois que obtém o resultado. Com o SISUnB, ele vai ter acesso ao desempenho e vai poder fazer uma opção consciente, com mais informação. Isso faz parte do princípio da transparência”, argumenta o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

FUNCIONAMENTO - Uma das vantagens é que o candidato poderá fazer a alteração quantas vezes quiser durante o período em que o SISUnB permitir o acesso. No entanto, caso opte por cursos que exigem Certificação de Habilidades Específicas, é necessário que ela esteja válida para o curso de interesse. Vale ressaltar que não será aceita a mudança no sistema de concorrência declarado no ato da inscrição.

O decano de graduação explica que, ao término do prazo de acesso ao sistema, será considerada a última atualização confirmada pelo candidato. “Se o estudante não se manifestar, nosso entendimento é de que ele está satisfeito com a pré-opção feita na inscrição. Somente quando fecharmos o sistema é que vamos, de fato, gerar a classificação final”, esclarece. A previsão de divulgação do resultado é dia 11 de julho, no site da seleção.

Rabelo acredita que a medida, além de ampliar a transparência nos processos seletivos e auxiliar na decisão dos candidatos quanto ao curso no qual desejam ingressar, também poderá contribuir no melhor aproveitamento da ocupação de vagas. “É possível que se reduzam as chamadas, porque o aluno, bem próximo da primeira chamada, já poderá se manifestar. E é bem provável também que diminua a quantidade de desistências”, avalia o decano. Ele completa ainda que a efetividade do novo sistema será avaliada. “A Universidade está inovando e, como qualquer uma experiência nova, deverá ser avaliada posteriormente”.

Arte: Anna Soares/Secom UnB