CELEBRAÇÃO

Iniciativa reúne projetos institucionais voltados para a terceira idade

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília celebrou o aniversário de 54 anos da instituição com o 1º Encontro de Integração da Maturidade, na sexta-feira 29 de abril. A iniciativa marcou também o lançamento do Grupo de Trabalho da Maturidade na UnB e reuniu projetos de pesquisa e de extensão focados na formação cidadã, no condicionamento físico e na saúde integral dos idosos do Distrito Federal. A manhã de atividades ocorreu na Faculdade de Ciências da Saúde (FS), com cerca de 130 participantes.

A necessidade da institucionalização de políticas públicas destinadas a idosos na Universidade e em toda a sociedade foi destacada pela diretora da FS, Maria Fátima de Sousa; pelo presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Marco Polo Dias Freitas; e pelo decano de Extensão, Valdir Steinke. "Não podemos deixar que essas discussões se enfraqueçam. A perenidade dos projetos deve ser assegurada", afirmou Steinke.

Apreentação do Coral dos Cinquentões. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Atualmente, na UnB, são mais de 15 iniciativas dedicadas a idosos. Entre elas, destacam-se o Coral dos Cinquentões e o Coral dos Pacientes com Alzheimer do HUB, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (Gepafi), a Universidade da Maturidade (UMA), o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (Nepti), o Programa de Saúde Fonoaudiológica do Idoso e o Projeto Dança Sênior. Todas as ações têm o envolvimento de professores, alunos e técnicos da instituição.

Durante o 1º Encontro de Integração da Maturidade, os projetos apresentaram suas respectivas dinâmicas de trabalho e estimularam o público a se envolver com as múltiplas oportunidades educacionais, culturais, esportivas e ambulatoriais que a instituição oferece. “São momentos de lazer para todos nós. Viajamos muito, estamos na ativa e nos divertimos bastante”, destaca Gilda Gonçalves, 68 anos, componente do Coral dos Cinquentões desde 2007. Rosa Maria, de também 68 anos, participa das atividades do Gepafi desde o ano passado e garante que a iniciativa "ajuda na parte física, motora e social, porque o pessoal é bem integrado”.

Na palestra "Envelheci. E agora?”, ministrada pela professora do Departamento de Farmácia da Faculdade UnB Ceilândia e coordenadora da UMA Margo Gomes, temas delicados como processo de envelhecimento e seus aspectos biológicos, ditadura da felicidade, poder de decisão e projetos de vida foram abordados.

O 1º Encontro de Integração da Maturidade reafirmou o compromisso da Universidade de Brasília em promover ações e oportunidades que reflitam no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos.