IN MEMORIAN

Servidor faleceu em março de 2021, vítima da covid-19. Reconhecimento foi aprovado em novembro de 2020, pelo trabalho exemplar na instituição

Nos comentários da transmissão, Armando Braga (acima) foi lembrado por seu bom humor, sua alegria e seu profissionalismo. Imagem: Reprodução/UnBTV

Um servidor alegre, carinhoso e que desempenhava suas funções com excelência. Essas são as lembranças que colegas de trabalho e amigos guardam de Armando Braga, que atuava no Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília. Os sorrisos do técnico administrativo deixarão saudade: por infortúnio, ele foi mais uma das tantas vidas ceifadas pela covid-19, falecendo em março deste ano.

Sua trajetória excepcional na instituição permanece na memória de todos os que com que ele conviveram e foi exaltada nesta quarta-feira (6), durante a outorga póstuma do título de Mérito Universitário. Familiares de Braga participaram da solenidade, transmitida pelo canal no YouTube da UnBTV. A homenagem representou um abraço da Universidade a todos os parentes de membros da comunidade acadêmica vitimados pelo novo coronavírus.

>> Leia a nota de pesar emitida pelo Instituto de Letras

A UnB, de acordo com seu Estatuto, pode atribuir título de Mérito Universitário a membro da comunidade que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à instituição. A outorga a Braga foi aprovada anteriormente à morte do servidor, em novembro de 2020, na 474ª reunião do Consuni.

“Tenho só que agradecer. Gostaria que ele estivesse presente”, lamentou Maria da Conceição, esposa de Armando Braga. Imagem: Reprodução/UnBTV

HOMENAGEM MERECIDA – Na solenidade, o servidor foi representado por sua esposa, Maria da Conceição, para a recepção da honraria. Emocionada, a viúva expressou sua gratidão pelo reconhecimento feito ao marido e pelo apoio da Universidade. “É muito difícil, muito sofrimento. Eu só tenho que agradecer a todos por esse momento. Queria muito que ele estivesse aqui para receber essa homenagem”, compartilhou Maria da Conceição.

“Aqui [na UnB], nós homenageamos aqueles servidores que são exemplo para nossa instituição e para a sociedade brasileira. Num momento em que o serviço público se mostra tão importante, o Armando representa o servidor que, de fato, tem compromisso com a nossa população”, declarou a reitora Márcia Abrahão.

Presente na cerimônia, o diretor do Instituto de Letras , professor Anderson Da Mata, lamentou a perda do colega de trabalho e destacou a importância da honraria. “Mesmo com a inevitável tristeza causada pela partida [de Armando Braga], foi uma alegria quando me dei conta de que participaria ativamente da entrega deste título”, afirmou.

Para ele, a experiência de gestão do IL foi muito enriquecida pelo contato com o servidor: “Pude conhecer outras camadas do Armando. Aquela de catalisador competente de processos administrativos eu já conhecia, mas na gestão tive contato com a de catalisador de afetos. Eu o tenho como referência”.

Durante a outorga, Braga foi lembrado e celebrado por colegas e discentes, que, nos comentários da transmissão, elogiaram sua postura profissional, seu bom humor, afeto e carisma. “Entre os técnicos administrativos, colegas e amigos de trabalho, todos reconhecem que Armando soube ser profissional e incentivador”, expressou a ex-diretora do IL, professora Maria Luisa Ortiz.

TRAJETÓRIA – Natural do Ceará, Armando Braga ingressou na UnB como auxiliar de administração no ano de 1984. Após 14 anos de serviço na Faculdade de Medicina (FM), foi para a Secretaria da Direção do Instituto de Letras, depois para a extinta Diretoria de Administração de Pessoal. Em seguida retornou para o IL, colaborando no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e novamente na Secretaria da Direção.

Marcante por seu carisma, Braga fez a diferença na vida de alunos e servidores que cruzaram seu caminho nos corredores da UnB e é tido como um dos mais presentes e simpáticos profissionais da Universidade. Sua competência e dedicação são reconhecidos pela instituição como traços notáveis que ficarão registrados para sempre nas recordações de seu percurso na instituição.

Assista à solenidade na íntegra:

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.