ÓRGÃOS COLEGIADOS

Normas pretendem regulamentar o uso de imagem, áudio, vídeo e obras nos espaços virtuais de ensino

Reunião foi conduzida pelo reitor em exercício Enrique Huelva. Imagem: Reprodução

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, nesta quinta-feira (17), resolução que regulamenta direitos autorais em atividades remotas no período da pandemia. O documento orienta a disponibilização de trechos de obras, para fins educacionais, e veda o compartilhamento, a gravação e a divulgação dos conteúdos disponibilizados nas plataformas da Universidade.

“A resolução vem ocupar um espaço para resguardar docentes, discentes e técnicos apontando diretrizes e direitos e orientando autorizações. Hoje temos um cenário de risco, especialmente aos docentes, pela exposição não autorizada”, diz a comissão que elaborou a resolução, em documento que foi lido durante a reunião.

De acordo com o reitor em exercício Enrique Huelva a resolução vem atender uma demanda apresentada por uma grande quantidade de professores. “Os docentes expressaram essa necessidade urgente de termos um instrumento que regulamente essas atividades nesse momento de muitas mudanças”, disse.

A partir do próximo semestre letivo, todos os docentes, discentes e técnicos assinarão um termo de autorização de uso de imagem para fins educacionais, para a Universidade de Brasília.

VACINAÇÃO – Durante os informes da reunião, Enrique Huelva informou sobre negociações em andamento com o Governo do Distrito Federal para a vacinação da comunidade de trabalhadores da Universidade.

Em reunião com o secretário de Educação do GDF na última quarta-feira (16), Huelva foi informado que os profissionais da UnB e do Instituto Federal de Brasília (IFB) serão vacinados após a conclusão da imunização de professores e trabalhadores de escolas do ensino médio e que o governo local vai enviar um formulário próprio para que sejam preenchidos os dados de todos os servidores que ainda não foram vacinados.

UnB 60 ANOS – A decana de Extensão, Olgamir Amancia, informou que foi lançado o primeiro edital das comemorações dos 60 anos da Universidade. “Apesar do contexto, essa é uma Universidade que todos e todas amamos e entendemos que 60 anos representa uma trajetória de compromisso, resistência e precisa ser valorizada”, disse a decana.

As unidades interessadas em apresentar propostas têm até o dia 11 de julho para registrá-las. Por se tratar de um edital especial, ele não é dirigido especificamente a docentes, mas às unidades como um todo.

“Gostaríamos de pedir a participação efetiva, porque a expectativa é que a gente envolva não somente a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa, a partir dos ex-alunos, e pessoas do entorno da Universidade”, reforçou Olgamir.

O Cepe volta a se reunir no próximo dia 1º de julho, para avaliar as condições epidemiológicas do Distrito Federal e as possíveis ações de retomada da Universidade.