GESTÃO

Na pauta do encontro on-line, estavam necessidades de melhoria do setor, que administra mais de 1.700 imóveis da Universidade

Servidores da SPI apresentaram demandas de pessoal e de disponibilização de um sistema de gestão de patrimônio. Imagem: Reprodução

 

A reitora Márcia Abrahão participou, nesta terça-feira (17), de diálogo virtual com servidores da Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI). Na ocasião, ela apresentou os eixos da gestão atual e ouviu os técnicos da unidade quanto às dificuldades e aos desafios atuais, como também a suas propostas e visões sobre melhorias necessárias.

 

A SPI é responsável pela gestão do patrimônio imobiliário da Universidade, que tem em torno de 1.700 imóveis sob sua administração. Grande parte é destinado a aluguel ou constitui moradias funcionais, que geram receita própria para a instituição.

 

“Nós estamos em um momento de uma redução orçamentária significante e sabemos que o nosso patrimônio imobiliário é muito importante para que a Universidade tenha condições de continuar cumprindo a sua missão. Nesse aspecto, a secretaria tem uma série de atribuições e, ao mesmo tempo, precisa das condições da instituição para que cumpra o seu papel”,  afirmou a reitora.

 

Para a secretária de Patrimônio Imobiliário, Viviane Costa, o cenário da pandemia trouxe muitos desafios para o setor, que tem natureza de trabalho presencial. “Temos muito servidores capacitados, com capacidade de entrega muito boa, mas o contexto de pandemia impôs um cenário muito desafiador, porque temos atendimento presencial, como uma característica fundamental da SPI”, avaliou.

 

Outra necessidade apresentada pelo conjunto dos servidores foi a recomposição de força de trabalho. A servidora Launelle Martins explicou que perderam, por exemplo, um arquiteto da equipe, aprovado em outro concurso. Em relação à situação, a reitora sugeriu que se faça uma articulação entre os profissionais da área de outros setores da Universidade que atuam em infraestrutura, para que o trabalho seja otimizado.

 

Também foi demandado um sistema que facilite a automação da gestão do patrimônio. Sobre isto, várias sugestões foram levantadas, como a elaboração de um sistema próprio ou o aproveitamento de softwares de gestão imobiliária que já existam.

 

Durante o encontro, cada técnico pôde dizer como colaborar para a UnB alcançar a sua missão. O servidor Pedro Veloso falou sobre o mestrado profissional que realizou na área de Gestão Pública e sua avaliação sobre como a qualificação pode contribuir para o setor.

 

“Fui capacitado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, e o meu estudo foi justamente focado na gestão de patrimônio público. Tenho muito orgulho de poder retribuir com o que aprendi nesta formação, tanto como servidor quanto como cidadão”, disse.

 

Leia também:

>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos

>> Núcleo de estudos promove pesquisa nacional sobre travestis e transexuais

>> Conselho de Administração aprova orçamento de 2021

>> Nova direção do Instituto de Ciências Exatas toma posse

>> Cepe prorroga ensino remoto

>> Conheça a proposta para a Política de Assistência Estudantil da UnB

>> Com programação on-line, festival aproxima ciência e sociedade

>> Resultado do programa de mobilidade Promover sai em 21 de maio

>> UnB e DPU lançam relatório sobre atuação da Defensoria junto a crianças migrantes venezuelanas

>> Nova função do SIGRH permite cadastramento de contatos de emergência dos servidores

>> Servidores da INT participam de diálogo com a reitora

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.