Professora Thérèse Hofmann assume o DAC e docente Valdir Steinke, o DEX

Dois decanatos da Universidade de Brasília têm novos titulares. A professora Thérèse Hofmann deixa o Decanato de Extensão (DEX) para assumir o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), no lugar da professora Denise Bomtempo, que anunciou sua saída no final de fevereiro. O professor Valdir Steinke substitui a professora Thérèse no DEX. As modificações foram anunciadas na última reunião do Consuni, em 4 de março.

Decana de Extensão, desde o início de 2012, Thérèse Hofmann já esteve à frente do DAC, de 1997 a 2005, na gestão de Lauro Morhy. Antes disso, foi diretora de Esporte, Arte e Cultura (DEA), de 1994 a 1997. “Toda essa experiência torna mais fácil assumir a gestão do DAC nesta reta final. Estou reconhecendo as atribuições atuais do Decanato, com a criação de diretorias nesta nossa gestão, e a ampliação das ações na diversidade da nossa comunidade”, afirma.

No DEX, a ideia do professor Steinke é dar continuidade ao trabalho de sua antecessora e prestar contas à comunidade. Para ele, uma das maiores conquistas foi a aprovação de duas resoluções da Câmara de Extensão (CEX), referentes a diretrizes e procedimentos operacionais da extensão universitária, nos conselhos superiores da Universidade. “O melhor para Universidade nesse momento é uma solução caseira. Eu fui convidado por uma questão técnica: a diretoria que eu ocupava tem a função de vice-decanato, eu estava acompanhando todos os processos”, explica o professor.

CURRÍCULO - Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS, Thérèse Hofmann é professora do Instituto de Artes (IdA) desde 1991. É idealizadora do projeto Reciclando Papéis e Vidas, de capacitação de ex-presidiários pelo artesanato, além de trabalhar com pesquisas nas áreas de reciclagem e inclusão social. Atua também na análise de dados e produção de relatórios sobre a consulta pública da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Valdir Steinke é doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília e professor adjunto do Departamento de Geografia desde 2009. Participa da gestão do Decanato de Extensão, desde 2012, como diretor técnico.