COMEMORAÇÃO

Reunião, prevista para a próxima sexta-feira (23), terá apresentação sobre ações da Universidade durante a pandemia e entrega de honraria a egressos

UnB celebra mais um aniversário com a comunidade longe dos campi, por conta da pandemia, mas segue desempenhando seu papel na promoção de educação de qualidade. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

A Universidade de Brasília completa, na próxima quarta-feira (21), 59 anos de existência. Para marcar a data, a instituição vai realizar sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), com programação especial. Na cerimônia, haverá apresentação sobre as ações da Universidade na pandemia – com detalhamento de um dos projetos de pesquisa, realizado em parceria com o Hospital Universitário – e entrega de um título inédito a ex-alunos.

Será o segundo ano em que as celebrações ocorrerão de forma remota, por conta da pandemia. "Temos recebido diariamente notícias muito tristes relacionadas à doença, que vem ceifando a vida de milhares de pessoas, inclusive de nossos professores, técnicos, estudantes e terceirizados", comenta a reitora Márcia Abrahão. "Ainda assim, é oportuno marcar o aniversário, não apenas pela data em si, mas porque estes tempos tão duros têm evidenciado a importância da ciência e da educação para o país", acrescenta.

Estão previstas homenagens, em vídeo, das entidades representativas dos segmentos: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE) e Associação dos Pós-Graduandos da UnB (APG).

HONRARIA – A cerimônia terá a entrega, pela primeira vez, de título de Honra ao Mérito a egressos da Universidade de Brasília. Criada no ano passado, a honraria busca homenagear ex-alunos que se destacaram dentro e fora da instituição. Os laureados serão: Fernanda de Pinho Werneck (do Instituto de Ciências Biológicas), Flavio Du Pin Calmon (da Faculdade de Tecnologia), Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá (do Instituto de Letras), Leonardo Bursztyn (da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas) e Myriam Jimeno Santoyo (do Instituto de Ciências Sociais).

"Formamos pessoas com excelência, que também representam a UnB fora da instituição. Este título procura reconhecer esses egressos, que levam consigo a marca da qualidade da Universidade", diz o vice-reitor, Enrique Huelva, que presidiu a comissão responsável pela avaliação dos indicados.

A aprovação da outorga ocorreu na última reunião do Consuni, na semana passada. A cada ano, serão escolhidos cinco homenageados.

Reunião Extraordinária do Consuni
Sessão Solene em comemoração aos 59 anos da UnB