GESTÃO

Professor Fabiano Toni assume o comando do CDS para quadriênio 2021-2024. Ampliar interação com a sociedade é meta para o mandato

A cerimônia de posse ocorreu virtualmente, com a participação de representantes da administração superior da Universidade. Imagem: Reprodução

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) está sob nova direção. O professor Fabiano Toni tomou posse como diretor da unidade nesta segunda-feira (22), em cerimônia realizada remotamente. A reitora Márcia Abrahão, o ex-diretor do CDS Maurício Amazonas e decanos da UnB participaram da solenidade.

Fabiano Toni coordenava o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. O professor, que veio transferido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a UnB em 2005, disse ter sido atraído pela proposta interdisciplinar do CDS. “Não me via muito dentro dos moldes disciplinares tradicionais dos departamentos e realmente o CDS foi um achado. Aqui eu tive toda a liberdade de conduzir a minha carreira para onde eu queria e pude chegar aonde estou hoje”, declarou.

O novo diretor teceu diversos elogios a seu antecessor Maurício Amazonas. Ele também lembrou os desafios a serem enfrentados à frente da gestão. O docente pontuou que 2020 foi um ano difícil por conta da pandemia de covid-19, mas que a crise sanitária mostrou a necessidade do meio acadêmico interagir mais com a sociedade.

“É um caminho que nós estamos buscando, uma decisão coletiva. Nós decidimos fazer desta uma meta do CDS nos próximos anos: ter um engajamento e uma proximidade maior com a sociedade”, expressou Toni.

Para o ex-diretor Maurício Amazonas, o momento era de agradecimento, por seus quatro anos de mandato e pela confiança recebida da comunidade. “Agradeço pela confiança e a parceira que recebi e pude contar nesses quatro anos. Certamente o sucesso, se posso dizer que tivemos, decorreu desse apoio incondicional que eu tive da comunidade do CDS. Os acertos foram frutos de uma construção coletiva”, afirmou.

Novo diretor da CDS, Fabiano Toni (esquerda) pretende estreitar vínculos da unidade com a comunidade externa à UnB. Imagem: Reprodução

CONQUISTAS – Entre os avanços obtidos pelo CDS nos últimos anos, a pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável obteve nota sete na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), feito alcançado durante a coordenação de Fabiano Toni.

O Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto aos Povos e Territórios Tradicionais (Mespt) foi reestruturado como um mestrado próprio, tratado em um sistema coletivo de consórcio com unidades parceiras do CDS. Também foi instalado outro mestrado profissional, com foco no ensino de ciências ambientais, destinado a docentes da educação básica (fundamental e médio).

Em janeiro deste ano, um novo espaço foi inaugurado no prédio do Centro, o Bloco B. A área conta com 724 metros e abriga cinco salas de aula e dez salas de professores. A reitora Márcia Abrahão parabenizou a comunidade do CDS pela conquista. “O prédio trará mais motivação quando voltarmos [às aulas presenciais]. E com toda essa competência da comunidade do CDS, vamos continuar fazendo ensino, pesquisa, extensão de excelência na área de desenvolvimento sustentável”, disse.

Ela lembrou ainda que a Universidade tem avançado na área de sustentabilidade e que caminha para ter a maior planta de geração de energia solar entre as universidades federais brasileiras. “Vocês [do CDS] têm muito a ensinar para a Universidade [nesse quesito] e nós temos muito também a trabalhar em parceria com o Centro. Vocês têm formado pessoas de alto nível, tanto na graduação quanto na pós-graduação”, acrescentou.

A reitora reafirmou a importância do CDS na UnB e projetou que a unidade irá avançar ainda mais, sobretudo na cooperação com outras unidades da UnB e instituições em âmbito nacional e internacional. Ao novo diretor e à comunidade do Centro, ela manifestou: “Contem com a administração superior da UnB. Vamos fazer o possível para vocês ampliarem ainda mais as parcerias internas e externas no Brasil e no exterior. Desejo um excelente mandato".