INCENTIVO

Objetivo é propiciar o desenvolvimento de pesquisas e a presença dos discentes em eventos científicos

Editais são voltados a apoio de estudantes de programas com notas 3, 4 e 5 na avaliação da Capes. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) lançou nesta semana dois editais de auxílio financeiro a estudantes de mestrado e doutorado da UnB. Um incentiva a participação de estudantes em eventos científicos nacionais e internacionais realizados remotamente e está com inscrições abertas até 12 de março. No outro, voltado para o desenvolvimento de dissertações e teses, o prazo para se candidatar vai até 19 de março. As inscrições devem ser feitas pela internet (saiba mais abaixo).

>> Consulte os editais

São elegíveis alunos dos programas de pós-graduação (PPGs) acadêmicos e profissionais com notas 3, 4 e 5 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eles devem estar matriculados, no mínimo, no segundo período letivo, no caso de mestrandos, e no terceiro período, para doutorandos.

No total, será investido mais de R$ 1,5 milhão. Dúvidas sobre ambos os editais devem ser encaminhadas para o e-mail do DPG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

EVENTOS CIENTÍFICOS – O auxílio poderá ser solicitado pelo link: https://inscricaoposgraduacao.unb.br. Os documentos obrigatórios a serem apresentados pelos candidatos estão no edital. Aos contemplados, serão destinados até R$ 1 mil, para participação em eventos on-line realizados no Brasil; até R$ 2 mil, na América Latina e no Caribe; e até R$ 3 mil, em outras localidades. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 25 de março.

DISSERTAÇÕES E TESES – A participação no edital ocorrerá mediante ao encaminhamento, pela coordenação do programa de pós-graduação, do pedido de auxílio do estudante ao DPG via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada PPG pode solicitar até R$ 9 mil para seus discentes e o período do auxílio deve perdurar por, no máximo, 30 dias. Além disso, os estudantes deverão prestar contas dos recursos em até 60 dias após a liberação.

Junto com as solicitações, deve ser encaminhada uma série de documentos obrigatórios previstos no edital, onde também podem ser consultadas as despesas de custeio contempladas e outras especificações. A divulgação do resultado final será feita no site do DPG, na data provável de 1º de abril.

* estagiária de Jornalismo na Secom/UnB