SUSTENTABILIDADE

Edifício é um dos seis a receber plantas fotovoltaicas este ano. Quando finalizadas todas as obras, UnB terá o maior sistema de eficiência energética entre as federais

A planta solar do CIC/EST terá capacidade de geração de 125 kilo-Watt-pico (kWp). Imagem: Reprodução

 

A Universidade de Brasília assinou, na última sexta-feira (6), contrato para a instalação de uma planta fotovoltaica no prédio que abriga os departamentos de Ciência da Computação (CIC) e Estatística (EST), no campus Darcy Ribeiro. O edifício é uma Unidade de Ensino e Docência (UED) e tem a mesma planta de outros que estão recebendo a instalação de placas solares. Com a conclusão de todas as obras em andamento, a UnB terá o maior sistema de geração de energia limpa entre as universidades federais.

 

"Isso é muito significativo, porque queremos caminhar ainda mais rumo à autossuficiência neste novo mandato", disse a reitora Márcia Abrahão, na cerimônia que marcou a assinatura do contrato. "As quatro usinas estão sendo financiadas com recursos próprios da UnB e da Secretaria de Educação Superior do MEC [Ministério da Educação], por meio de um projeto de eficiência energética", contou.

 

Além do prédio do CIC/EST, as plantas estão sendo colocadas nos edifícios do Instituto de Ciências Sociais, dos institutos de Ciência Política e de Relações Internacionais (Ipol/Irel) e na Faculdade UnB Gama. Há também outras duas no Gama, sendo instaladas como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), assinado em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB). O PEE é coordenado pela professora Loana Velasco, do Gama.

 

>> Saiba mais: UnB terá maior planta de geração de energia solar entre as universidades federais

 

O diretor do Instituto de Ciências Exatas (IE), Gladston Luiz da Silva, destacou a alegria de sua unidade poder integrar o projeto. "Esse é um caminho natural, que vai modificar o consumo energético da UnB nos próximos anos, à medida em que mais institutos e faculdades possam usar esse recurso", avaliou.

 

GANHOS – O professor Alex Reis, da Faculdade UnB Gama e responsável pelo projeto que está sendo levado aos prédios UED, lembrou que a iniciativa tem impactos em várias frentes. "Há o ganho tecnológico e energético, mas também o acadêmico. Este projeto partiu de um trabalho de conclusão de curso lá do Gama. Outros estudantes já estão desenvolvendo pesquisas com base nos nossos sistemas. Esse retorno é fantástico e não pode ser mensurado com números", disse.

 

A planta solar do CIC/EST terá capacidade de geração de 125 kilo-Watt-pico (kWp). A obra foi orçada em R$ 753,8 mil, mas a Universidade obteve desconto de 24% na licitação. Com isso, o valor final ficou em R$ 572,8 mil. A secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, contou que o processo foi finalizado em 18 dias. "O comprometimento técnico da equipe da Secretaria de Infraestrutura leva aos bons resultados. Podemos afirmar, com orgulho, que nossa parte administrativa tem o mesmo nível de excelência da área acadêmica", disse Helena.

 

>> Confira a solenidade de assinatura do contrato:

 

Leia também:

>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país

>> Em carta, reitora dá boas-vindas à comunidade universitária

>> Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular

>> UnB deve implantar polo de extensão no Paranoá

>> UnB faz testes para reduzir mortandade de aves que colidem em fachadas envidraçadas

>> Iniciativa da Engenharia Florestal ganha premiação internacional

>> Inaugurado nesta segunda-feira (1º), Centro de Vivência abrigará quatro áreas administrativas da Universidade

>> Pesquisas da UnB são agraciadas no Prêmio Brasil de Economia

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> UnB terá maior planta de geração de energia solar entre as universidades federais

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.