ÓRGÃOS COLEGIADOS

Cinco dos oito gestores foram substituídos para o novo mandato da reitora Márcia Abrahão. Colegiado também aprovou nota contrária à realização do Enem

Conselheiros aprovaram, por aclamação, outorga de título de Professor Emérito aos docentes Lia Zanotta e Jairo Eduardo Borges-Andrade. Imagem: Reprodução

 

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a designação de novos decanos para a administração superior da UnB. Os gestores foram indicados pela reitora Márcia Abrahão e apresentados aos conselheiros em reunião nesta sexta-feira (15). As mudanças serão nos decanatos de Administração (DAF), Gestão de Pessoas (DGP), Ensino de Graduação (DEG), Pós-Graduação (DPG) e Pesquisa e Inovação (DPI).

 

"Eu agradeço e parabenizo o trabalho dos antigos decanos, mesmo daqueles que já haviam deixado a gestão em outros momentos. Graças a vocês, conseguimos fazer um bom primeiro mandato, que foi reconhecido pela comunidade da UnB", disse a reitora Márcia Abrahão. "Agora, no novo mandato, temos novas metas, que serão perseguidas por esta equipe apresentada hoje. Agradeço a confiança deste Conselho nos nomes por mim indicados."

 

A professora Rozana Naves, diretora do Instituto de Letras, será a nova decana de Administração, em substituição à professora Maria Lucilia dos Santos. Mestre e doutora em linguística pela UnB, Rozana é docente da instituição desde 2006. "Reconhecemos a qualidade da administração do DAF nos últimos anos, com conquistas importantes. Temos grandes desafios institucionais, maiores ainda por conta da pandemia, mas estaremos juntos na superação das dificuldades", disse ela.

 

A técnica Maria do Socorro Gomes (conhecida como Nina), que é atualmente diretora de Desenvolvimento Social da UnB, será a nova decana de Gestão de Pessoas. Nina é graduada e mestre pela UnB, onde também é servidora desde 1987. "Este é um momento de muita emoção para mim, de grande importância para a carreira de um técnico. A UnB é a minha casa, local onde me formei como cidadã e, por isso, tenho muito orgulho de estar assumindo este desafio", destacou ela, que entrará no lugar de Carlos Mota.

 

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) terá como decano o professor Diêgo Madureira, docente da Faculdade UnB Ceilândia. "Me sinto muito honrado com a oportunidade de colaborar dessa forma para o progresso da instituição e para a manutenção de uma característica única da UnB, que é o protagonismo", afirmou. Diêgo já está atuando como decano substituto do DEG e se tornará o titular no lugar do professor Sérgio Freitas.

 

O diretor do Instituto de Ciência Política (Ipol), Lúcio Rennó, será o novo decano de Pós-Graduação, em substituição à professora Adalene Moreira. "Quero agradecer o trabalho da professora Adalene feito até agora, o que vai facilitar muito a minha gestão. Conto com a parceria e colaboração com todos os colegas coordenadores de pós-graduação nessa tarefa", pontuou.

 

Por fim, a professora Maria Emília Walter, que havia se afastado do cargo de decana do DPI por motivos pessoais, volta à gestão. A então decana, professora Cláudia Amorim, seguirá no Decanato, como diretora de Pesquisa. Os decanos de Assuntos Comunitários (DAC), Ileno Izídio da Costa; Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi; e Extensão, Olgamir Amancia, permanecem nos decanatos neste novo mandato.

 

ENEM – Na reunião desta sexta-feira, os conselheiros aprovaram nota contrária à realização presencial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os próximos dias 17 e 24 de janeiro (versão da prova impressa). O texto chama a atenção para a fragilidade do Sistema Único de Saúde neste momento crítico da pandemia e para a necessidade de se evitar aglomerações e investir na testagem em massa da população.

 

"A realização das provas presenciais neste momento de aumento do número de casos e de fragilidade da capacidade de resposta do sistema de saúde pública representa alto risco não apenas para candidatas/candidatos e profissionais envolvidas/envolvidos em todo o processo, mas também para toda a população", diz a nota aprovada pelo Consuni.

 

>> Leia a íntegra da nota do Consuni sobre a realização presencial do Enem

 

ORÇAMENTO – Durante os informes, a professora Denise comunicou o Consuni sobre a situação orçamentária. A Universidade recebeu, em janeiro, apenas 2,2% do orçamento previsto na Proposta de Lei Orçamentária (PLOA), ainda não apreciada pelo Congresso Nacional. "Isso é muito menos do que 1/12 que deveríamos receber. Precisamos ter em mente essas condições ao fazer nossas propostas de utilização de recursos em 2021", disse ela.

 

Na reunião, os conselheiros aprovaram o nome do diretor da Faculdade de Direito, Othon de Azevedo Lopes, como representante da UnB no Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Também aprovaram, por aclamação, a outorga de título de Professor Emérito aos docentes Lia Zanotta, do Instituto de Ciências Sociais, e Jairo Eduardo Borges-Andrade, do Instituto de Psicologia.

 

Confira a 476ª reunião do Consuni:

 

Leia também:

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> Pesquisa aponta para desequilíbrio na ação de proteínas como principal causa das formas graves de covid-19

>> UnB integra projeto de tradução de maior dicionário jurídico on-line mundial

>> UnB recebe matrículas pelo SIGAA

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.