SEGURANÇA

Indumentária, composta por sete itens, é importante porque ajuda a comunidade a identificar os profissionais e acioná-los em caso de necessidade

Os vigilantes do quadro efetivo da Universidade de Brasília (UnB) receberam novos uniformes para a atuação nos campi da instituição. O conjunto – composto por sete itens – foi entregue a 86 servidores no final do mês passado. A troca da indumentária, que custou R$ 43,4 mil à UnB, era aguardada com ansiedade pelo efetivo, que usava as mesmas peças desde 2013.

Os uniformes facilitam e agilizam a identificação da equipe de vigilantes do quadro efetivo da UnB. Foto: Divulgação. Montagem: Beto Monteiro/Secom UnB

"A compra de novos uniformes pode parecer algo pequeno, mas é uma das formas que a Universidade tem de dar melhores condições de trabalho a seus servidores", comenta o prefeito da UnB, Valdeci Reis.

A aquisição das peças foi inicialmente orçada em R$ 156 mil, mas a UnB conseguiu desconto substancial durante o pregão eletrônico.

O uniforme é composto por calça preta, camisa pólo azul marinho (com os dizeres "Serviço Público Federal" nas costas, em arco, e o símbolo da UnB na base do arco), cinto militar, colete, jaqueta, sapato preto e boné. Apenas esse último item ainda não foi entregue pela empresa contratada, que deve fazê-lo ainda em dezembro.

Os vigilantes estão recebendo uma unidade de cada peça – as exceções são a camisa e a calça, com duas unidades para cada servidor.

O uniforme faz parte do Equipamento de Proteção Individual que tem por finalidade identificar o profissional em serviço. O uso é obrigatório. "O vigilante precisa ser visto e identificado, por isso o uniforme é tão importante para a gente", explica o diretor de Segurança da UnB, Josué Guedes. "Quando a comunidade nos enxerga, fica mais fácil de sermos acionados em caso de necessidade."

As peças possuem características específicas, adequadas às condições climáticas de onde os vigilantes trabalham e permitem a mobilidade. Além dos 86 servidores efetivos, as forças de segurança da UnB também contam com 193 vigilantes e 278 porteiros terceirizados, cujos uniformes são fornecidos pelas empresas contratadas.