VOZ DA COMUNIDADE

As respostas podem ajudar o planejamento do segundo semestre letivo. Questionários podem ser respondidos até 10 de fevereiro

Dando continuidade à pesquisa social, o segundo questionário que será lançado quer analisar como a comunidade acadêmica percebeu o planejamento do atual semestre. Arte: Secom/UnB

 

O enfrentamento à pandemia de covid-19 fez com que a Universidade tomasse diversas medidas para garantir a segurança da comunidade acadêmica. Agora, perto do fim do semestre letivo, é hora de avaliar o desempenho do planejamento que foi posto em prática. Para isso, o Subcomitê de Pesquisa Social do Comitê de Coordenação das Atividades de Recuperação (Ccar) realizará um novo levantamento de informações para entender o que precisa ser melhorado e o que foi satisfatório durante a realização das atividades remotas emergenciais.

 

“A pesquisa é encomendada pelo Ccar para fazer uma avaliação de como foi esse semestre. Como nós tínhamos, lá atrás, feito um planejamento do semestre, é importante agora ter uma pesquisa para avaliarmos se as expectativas das pessoas foram contempladas, quais problemas surgiram, quais desafios foram enfrentados. Inclusive é a forma de sabermos as coisas que, possivelmente, não tinham sido antecipadas”, destacou Lúcio Rennó, professor do Instituto de Ciência Política (Ipol) e coordenador do Subcomitê de Pesquisa Social do Ccar.

 

>> Confira aqui: Pesquisa traça perfil socioeconômico inédito da comunidade universitária

 

A ideia é também atualizar dados socioeconômicos, demográficos e de saúde dos membros da comunidade acadêmica, além de levantar informações sobre a utilização de tecnologias de ensino e aprendizagem. O Subcomitê de Pesquisa Social conta com um grupo interdisciplinar que possui vasta experiência em levantamentos de dados, principalmente, opinião pública; desenvolvimento e aplicação de questionários; e análise. Para Lúcio, os dados que serão colhidos poderão auxiliar no planejamento do segundo semestre.

 

“As avaliações de discentes, docentes e técnicos sobre o semestre nos ajudarão a entender como melhorar a experiência para o próximo semestre. Talvez identifiquemos que devemos oferecer mais cursos de formação – para capacitar professores e alunos –, talvez observemos a necessidade de apoiar com equipamentos, que possam ainda ser desafio para alguns, ou situações de internet”, completou o coordenador do Subcomitê.

 

Assim como na primeira rodada da pesquisa, realizada em julho, nesta segunda análise questionários serão aplicados on-line nos três segmentos universitários. Para docentes e técnicos administrativos, o link para acesso foi disparado por e-mail nesta segunda-feira (7). Estudantes deverão registrar seus e-mails no site https://questionarios.unb.br/index.php/358886 para receberem o questionário. Há também um link público onde estão disponíveis os três formulários. O prazo para envio das respostas vai até 10 de fevereiro.

 

>> Acesse aqui os questionários para estudantes, docentes e técnicos administrativos

 

RESULTADOS DO PRIMEIRO FORMULÁRIO – O primeiro formulário aplicado traçou o perfil socioeconômico da comunidade universitária, com o objetivo de avaliar condições e situações daqueles que fazem parte do cotidiano da UnB. Em seis semanas, o Ccar finalizou a elaboração do questionário, o trabalho de campo e a análise dos dados obtidos. Foram coletados 25.897 formulários respondidos por docentes, técnicos e discentes de graduação e de pós-graduação. A análise dos dados pode ser encontrada na página da pesquisa no repositório Covid-19 UnB em Ação.

 

*Matéria atualizada em 18 de dezembro, em função da prorrogação do prazo de resposta à pesquisa

 

Leia também:

>> Reitora Márcia Abrahão fala sobre conquistas do primeiro mandato e desafios para os próximos quatro anos

>> Apoio institucional: estudantes seguem produção de conhecimento durante semestre letivo remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Fórum avalia reorganização institucional decorrente da pandemia de covid-19

>> Projeto vinculado ao Coes lança revista em quadrinhos para divulgar medidas de combate à covid-19 na UnB

>> Programa de extensão lança campanha de Natal para fomentar a solidariedade em tempos de pandemia

>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia

>> Cerimônia marca recondução de reitora e vice-reitor a novo mandato

>> Secretaria de Meio Ambiente apresenta resultados ao Conselho de Administração

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

 

 

 

*matéria editada em 15 de janeiro de 2021 para informar prorrogação do prazo de respostas da pesquisa.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.