ÓRGÃOS COLEGIADOS

Unidade pleiteou mudança de nome, entretanto, conselheiros optaram por retirar esse item de pauta. Nos informes, DEX apresentou balanço da Semuni

473ª reunião do Conselho Universitário (Consuni) aprovou regimento interno da Faculdade UnB Gama (FGA). Imagem: Reprodução

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, em reunião na última sexta-feira (2), o regimento interno da Faculdade UnB Gama (FGA). O parecer da comissão foi aprovado por 43 votos, com um contrário e uma abstenção. O colegiado destacou dois pontos do parecer, por não ter havido consenso: a mudança de nome da FGA, proposta pela unidade, e a definição da figura do coordenador acadêmico (que já existe no regimento atual).

"Há um descontentamento entre a nossa comunidade, pois o nome Faculdade UnB Gama não representa as atividades de ensino, pesquisa e extensão que fazemos", argumentou o diretor da FGA, Sandro Haddad. "Nenhuma unidade acadêmica do campus Darcy Ribeiro tem isso. A Faculdade de Direito, por exemplo, não se chama Faculdade da Colina", completou o professor Luciano Emidio da Fonseca, representante da FGA no Consuni.

A proposta, aprovada pelo Conselho da FGA, era que a unidade passasse a se chamar Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). A proposição, contudo, encontrou várias objeções de conselheiros. O diretor da Faculdade de Tecnologia, Márcio Muniz, lembrou que a sua unidade já tem a palavra "tecnologia" no nome.

A diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Simone Perecmanis, ponderou que essa nomenclatura já existe para outros tipos de instituições. "Acho ruim usar nomes pré-existentes no contexto da ciência do país. Além disso, haverá uma despadronização em relação aos demais campi [Faculdade UnB Planaltina e Faculdade UnB Ceilândia]", afirmou ela, que presidiu a comissão responsável pelo parecer. Além dela, integraram o grupo os professores Othon de Azevedo Lopes, da Faculdade de Direito, e Cláudia da Conceição Garcia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

MEDIAÇÃO – Diante da falta de consenso, alguns conselheiros propuseram a aprovação do parecer com destaques. A reitora Márcia Abrahão sugeriu, então, que fosse criado um grupo para debate sobre o nome da FGA, com mediação do vice-reitor, Enrique Huelva. "O nome das unidades é um assunto de toda a Universidade, diz respeito a todos nós. Quando os campi de Ceilândia e Gama foram criados, em 2008, houve forte discussão sobre vários aspectos neste Consuni", lembrou ela.

A gestora também ressaltou que FGA, FCE e FUP são, além de unidades acadêmicas, campi. "Os campi podem, inclusive, receber outros cursos no futuro, de áreas que extrapolem as originalmente abrigadas", disse. Ela também propôs a manutenção da coordenação acadêmica, tal qual existe no regimento em vigor da FGA, até que o assunto volte a ser discutido pelo Consuni.

Na reunião, os conselheiros aprovaram, ainda, a indicação de membros para a Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro). Os diretores Gladston Luiz da Silva, do Instituto de Ciências Exatas; Simone Perecmanis, da FAV; Eduardo Tadeu Vieira, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face); e Gustavo Romero, da Faculdade de Medicina (FM), foram reconduzidos. O vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (IB), Luiz Eduardo Blum, foi o novo membro indicado.

SUCESSO – Nos informes, o decano de Extensão em exercício, Alexandre Pilati, apresentou os números da Semana Universitária (Semuni). O maior evento do calendário acadêmico da UnB teve 26.910 inscritos, 789 ações e 1.283 atividades, transmitidas em cinco canais de YouTube. "Tivemos o desafio de fazer a Semana em um modelo completamente remoto, com um sistema novo [o SIGAA]. Mesmo com as eventuais dificuldades, conseguimos ter grande sucesso e aumentar muito o nosso alcance", avaliou o docente.

>> Confira: DEX faz balanço positivo da 20ª Semana Universitária

A Semana contou com o trabalho de 133 bolsistas, 66 dos quais contratados para a produção do evento e 67, para dar apoio exclusivamente no aspecto digital. Além disso, as unidades acadêmicas receberam um total de R$ 58 mil, que puderam ser utilizados para suporte das atividades e para garantir uma transmissão de maior qualidade.

Ainda nos informes, o vice-reitor, presidente do Comitê de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar), anunciou que o grupo está trabalhando no planejamento do próximo ano letivo. "Os diretores devem receber, nos próximos dias, um pedido de levantamento de dados sobre a atual situação, para que possamos projetar a eventual realização de disciplinas práticas", comentou.

Assista íntegra da 473ª reunião do Conselho Universitário (Consuni):

*Matéria atualizada em 6 de outubro, para alteração de informação.