ÓRGÃOS COLEGIADOS

Recondução da reitora Márcia Abrahão ao cargo recebeu o apoio de 85 conselheiros (dos 89 que votaram). Indicação será avaliada pelo MEC

Após avaliação da listra tríplice validada no Consuni, Ministério da Educação enviará indicação para que presidente da República faça a nomeação. Imagem: Reprodução

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, em votação realizada nesta quinta-feira (17), a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação da reitora que ficará no comando da instituição até 2024. A lista é encabeçada pela atual gestora da UnB, Márcia Abrahão, que foi reeleita, tendo recebido 96% dos votos do colégio eleitoral (foram 85 de um total de 89 votos válidos).

Os outros dois nomes que compõem a lista são das professoras Olgamir Amancia Ferreira, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), que recebeu dois votos, e Germana Henriques Pereira, do Instituto de Letras (IL), que teve um voto. Houve, ainda, uma abstenção.
Márcia Abrahão encabeçou listra tríplice e recebeu 96% dos votos do colegiado. Imagem: Reprodução

"Essa votação é o reconhecimento de nosso trabalho, sério, de excelência e inclusão. Me comprometo, nos próximos quatro anos, a seguir defendendo a UnB, a autonomia universitária e honrando o legado de nossos fundadores. Hoje, nesta reunião histórica, a comunidade mostrou estar unida, e o Consuni reafirmou o compromisso da UnB com a democracia", disse a reitora Márcia Abrahão.

No mês passado, a consulta informal feita à comunidade acadêmica – organizada pela Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e pelo Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE) – deu a vitória à Márcia Abrahão. Ela recebeu 54% dos votos. A consulta, entretanto, não é vinculante, sendo válida unicamente a eleição no Consuni.

HISTÓRICA – A reunião foi presidida pelo professor Volnei Garrafa, docente mais antigo do Consuni. "Me sinto honrado em presidir este colegiado em um dia tão importante, que marca o exercício de nossa autonomia universitária", comentou ele, na abertura dos trabalhos. Garrafa é também o professor mais antigo da Universidade, estando há 47 anos no magistério da UnB.

A lista tríplice será avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), que encaminhará a indicação para o presidente da República. Ele tem até o dia 21 de novembro para fazer a nomeação. Essa é a data de encerramento do mandato da reitora, segundo interpretação da Assessoria Jurídica do Ministério.

A escolha da nova Reitoria obedeceu o disposto na lei n. 9.192/95 e no decreto n. 1.916/96, normativos que orientam o processo eleitoral nas universidades. Também foi considerada a resolução do Consuni n. 25/2020, que estabeleceu o calendário para a escolha.

Assista a íntegra da 472ª reunião do Consuni: