TECNOLOGIA

Solução de identificação por radiofrequência promete maior segurança dos acervos e agilidade nos procedimentos

Na inauguração, reitora Márcia Abrahão anunciou futuro investimento em recuperação de estruturas da BCE. Foto: Divulgação

A Biblioteca Central da UnB (BCE) inaugurou novo sistema para controle de acervos. A unidade passa a utilizar protocolos de radiofrequência (RFID) para a localização dos acervos e também para facilitar procedimentos de empréstimos e devoluções. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (16), no hall de entrada da BCE, e contou com participação da reitora Márcia Abrahão e da decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, além do diretor da BCE, Fernando César Lima Leite. Coordenadores das bibliotecas setoriais participaram da cerimônia via videoconferência.

As bibliotecas setoriais das faculdades UnB de Ceilândia (FCE), do Gama (FGA) e de Planaltina (FUP), além da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que compõe o Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB), também receberão a tecnologia.

“Motivo de muito orgulho, essa cerimônia foi muito importante por se tratar de um momento histórico para a BCE, além de representar uma modernização tecnológica muito significativa para os processos de trabalho da BCE e a vida acadêmica da comunidade”, disse Fernando Leite.

“Com exceção do tempo que esse edifício foi construído e inaugurado, a BCE não havia vivenciado um momento tão próspero em atenção ou em investimento”, destacou Fernando Leite. O gestor ressaltou esforço da Administração Superior em contornar um cenário de profunda crise e transformar recursos financeiros em significativos benefícios para a comunidade universitária.

COMPROMISSO – Márcia Abrahão se solidarizou com as famílias que têm sofrido perdas durante a pandemia e reafirmou o compromisso da Universidade com a sociedade para o enfrentamento da crise. Em seguida, a reitora relembrou as experiências que teve na BCE quando era estudante de graduação. Segundo ela, antes da instalação de um sistema computadorizado, chegou a utilizar fichas em papel para o procedimento de empréstimo.

"Como decana de Graduação, eu tive a felicidade de coordenar o programa de expansão da UnB e sempre buscamos dar o melhor para a nossa Biblioteca, partindo do princípio de que se trata de um ponto central de qualquer universidade. Nenhuma universidade terá sucesso se sua biblioteca não for de qualidade. É um cartão de visita da instituição”, afirmou.

Segundo ela, os esforços de técnicos administrativos, professores, pesquisadores e estudantes estão refletidos no crescimento da UnB em índices de qualidade, seja no cenário nacional ou internacional. Para finalizar, a reitora acompanhou uma demonstração do novo sistema, simulada por técnicos administrativos da BCE.

Márcia Abrahão aproveitou a solenidade para a anunciar a recuperação das estruturas do prédio da BCE. A ação será possível por meio de emenda parlamentar e tem previsão de início para este ano.

Com a solução de protocolos de radiofrequência (RFID), as bibliotecas da UnB ampliam condições de segurança. Foto: Divulgação

PRATICIDADE – Antes da solução RFID, os sistemas de segurança dos acervos das bibliotecas da UnB eram feitos por meio de um método magnético. O empréstimo exigia um procedimento manual de desmagnetização dos itens escolhidos pelos usuários, sem o qual um alerta era acionado em qualquer uma das saídas do prédio. Inovadora, a UnB já contava com sistema de auto empréstimo.

A implantação da tecnologia já foi iniciada. As máquinas e os equipamentos já foram instalados em todas as bibliotecas dos campi, sendo na BCE cinco máquinas de auto empréstimo e uma máquina de auto devolução, única do modelo no DF.

Com o novo sistema de radiofrequência, o usuário pode, por exemplo, incluir dez itens com apenas um toque, basta aproximá-los ao equipamento de RFID para que os dados sejam reconhecidos. Além da agilidade, a identificação por meio de radiofrequência permite o monitoramento, em qualquer ambiente da BCE, dos materiais catalogados. Assim, a solução simplifica o controle do acervo e a localização de itens na Biblioteca.

As novidades não param por aí. A solução acompanha um sistema de devolução de livros automática, que estará disponível 24 horas, quando forem retomadas as atividades presenciais na Universidade, ainda sem data definida. No futuro, o usuário que fizer um empréstimo no novo sistema sequer precisará passar pelas catracas para devolver o material. Bastará colocar o material em um recipiente e inseri-lo em gaveta da máquina de auto devolução, presente no hall de entrada da BCE.

Quando a BCE e as bibliotecas setoriais retomarem as atividades presenciais, os livros emprestados antes do isolamento social deverão ser entregues nos balcões de atendimento para serem adaptados ao novo sistema.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB