REITORIA

Reitoria posiciona-se contra ação on-line

A Administração da Universidade de Brasília vem veementemente repudiar ataque organizado por milícias digitais durante o evento internacional "Covid-19 e Gênero na América Latina", realizado em formato on-line pelo Instituto de Ciência Política (Ipol/UnB), na noite de 3 de junho.

A atividade reunia pesquisadoras da Argentina, do Panamá e do Peru, com mediação de uma docente do Ipol, quando foi violentamente interrompida com a intervenção externa de hackers. Após o incidente, o diálogo foi corajosamente retomado pela coordenação do evento. As palestras integram o ciclo debates do primeiro semestre de 2020 do Ipol.

Esse tipo de ação, criminosa, vem sendo comum em atividades on-line realizadas por instituições de ensino, dentro e fora do país. É lamentável que oportunidades e espaços para troca de ideias, reflexões e construção do saber estejam sendo alvo de ataques, especialmente em um momento em que toda a sociedade precisa estar unida para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A Administração, após ouvido o Conselho Universitário, se manifesta de forma solidária ao Instituto de Ciência Política e às organizadoras do evento. Aproveita para reiterar a permanente defesa do debate público e o compromisso com a promoção da equidade de gênero.

Márcia Abrahão Moura
Reitora