ÓRGÃOS COLEGIADOS

Em sessão comemorativa, conselheiros prestaram homenagens à instituição e à cidade. Evento também foi palco de lançamento da plataforma UnB Pesquisa

Na carta endereçada à Brasília, os conselheiros resgataram a história de afeto entre a Universidade e a cidade. Foto: Secom UnB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília realizou, nesta sexta-feira (24), reunião extraordinária em homenagem ao aniversário da instituição e da cidade. Na sessão, foi aprovada uma carta da UnB para Brasília e lançada a plataforma UnB Pesquisa, que facilita o acesso a informações sobre pesquisadores e suas especialidades. Representantes de docentes, técnicos e estudantes da Universidade também prestaram homenagens às aniversariantes.

>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição

"Há alguns meses, não imaginávamos que teríamos uma situação como a de agora", disse a reitora Márcia Abrahão, em referência ao isolamento social decorrente das medidas de combate ao novo coronavírus. "Entretanto, esse cenário nos leva a refletir com mais cautela e atenção sobre o papel da Universidade para o presente e o futuro de Brasília e do país", acrescentou. A sessão ocorreu em uma plataforma on-line, com transmissão pelo site da UnBTV. No início, houve apresentações culturais de dois professores do Instituto de Artes (IdA): Renato Vasconcellos e Luiza Aquino Salles.

Na carta endereçada à Brasília, os conselheiros resgataram a história de afeto entre a Universidade e a cidade: "Estar no coração de Brasília não remete somente à localização geográfica da Universidade. Remete, sobretudo, a estar no imaginário carinhoso da sociedade brasiliense", escreveram. Também reiteraram o comprometimento com a defesa da universidade pública, tão necessária em um momento de crise na saúde.

"É com a vibração da luta pela educação superior pública, gratuita e de qualidade que o corpo docente, discente e técnico da Universidade de Brasília saúda a Capital Federal pelo seu 60º aniversário, desejando que essa relação de pertencimento entre a cidade e a universidade se intensifique mais a cada ano", finalizam.

>> Leia a íntegra da carta da UnB para Brasília

HOMENAGENS – Nas falas dos representantes de docentes, técnicos e estudantes, houve forte defesa da autonomia universitária e da importância estratégica da UnB para a sociedade. "A Universidade tem papel fundamental na extensão, na pesquisa e na inovação, especialmente agora, com a produção de soluções para o combate ao novo coronavírus", disse o estudante Jonas Macedo Amaral, integrante do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE).

"Momentos de crise evidenciam a importância de termos universidades fortes, que garantem a soberania nacional. Estamos todos engajados na defesa da UnB", afirmou o servidor técnico José Almiran Rodrigues, que faz parte do Sindicato dos Trabalhadores da UnB (Sintfub). "Parabenizamos a UnB e a capital, lembrando que precisamos agir contra ameaças de retiradas de direitos e conquistas", acrescentou o professor Luís Antônio Pasquetti, presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB).

FERRAMENTA – A decana em exercício do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Cláudia Amorim, fez uma breve apresentação da plataforma UnB Pesquisa, que reúne informações sobre 3.099 docentes ligados à UnB. "Essa plataforma é interessante também para visualizarmos a forma como alimentamos nosso currículo Lattes [uma vez que os dados são extraídos daquela plataforma], explicou.

A UnB Pesquisa foi desenvolvida a partir de ferramenta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Recursos semelhantes já são adotados por outras instituições de ensino superior para dar visibilidade à produção científica, a exemplo da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp).

"Uma ferramenta como essa era uma demanda do DPI, como forma de melhorarmos a divulgação de nossas pesquisas. O próprio decanato foi criado com esse intuito, em 2017", observou a reitora.

>> Em sessão solene, comunidade presta homenagem à Brasília e à UnB

>> Comunidade parabeniza a UnB em abraço virtual

>> Dirigindo pela escola da vida: experiências como motorista da Universidade

>> UnB, 58 anos depois