GESTÃO

Curricularização da extensão e demandas do setor foram tema da reunião

Reitora Márcia Abrahão ouve demandas de servidores do DEX. Foto: Raquel Aviani / Secom UnB.
Reitora Márcia Abrahão ouve demandas de servidores do DEX. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Servidores do Decanato de Extensão (DEX) reuniram-se com a reitora Márcia Abrahão na tarde da última quarta-feira (8), no auditório do prédio da Reitoria. Na pauta, algumas necessidades gerais percebidas pela equipe de servidores e a importância da Extensão na instituição. “Hoje em dia a Universidade de Brasília tem uma relação com a sociedade muito mais forte, e a Extensão é a responsável por essa ponte. Quando a Extensão se fortalece, a sociedade reconhece melhor a Universidade”, disse Márcia Abrahão durante a abertura da roda de conversa.

 

Existe uma mudança de mentalidade em relação à prática do extensionismo. Para a decana de Extensão Olgamir Amancia, é isto que tem permitido a discussão da curricularização da extensão nos departamentos da Universidade. “Hoje as pessoas já aceitam debater este assunto, mas já passamos por situações em que diretores de curso nem permitiam discutir a inserção curricular”, lembrou.

 

A servidora Fabiana Machado falou da necessidade de acelerar alguns processos de confirmação sobre os transportes para a realização de saídas de campo e outras atividades de extensão que necessitam de ônibus para deslocamento. “Tivemos três saídas de campo no semestre passado em que a confirmação do transporte chegou apenas um dia antes”, contou Fabiana.

 

Além de temas específicos do setor, questões relativas a saúde mental, segurança, procedimentos de emergência e necessidade de faixas e semáforos para pedestres foram relatadas pelos servidores. O decano de Graduação Sérgio Freitas falou sobre a Política Integrada da Vida Estudantil. “A rotina do estudante é muito mais do que estar dentro de sala de aula. É sobre vivenciar a universidade, trocar com colegas, passando por felicidades e tristezas. Não podemos construir uma vida estudantil saudável se não entendermos que a construção desses diversos setores deve ser conjunta”, explicou Sérgio.

Servidora Vânia Natal de Oliveira sugeriu a criação de um banco de talentos de servidores. Foto: Raquel Aviani / Secom UnB.
Servidora Vânia Natal de Oliveira sugeriu a criação de banco de talentos de servidores. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A servidora Vânia Natal de Oliveira sugeriu a criação de banco de talentos de servidores da UnB para que esta força de trabalho possa ser utilizada nos novos projetos que a instituição venha a desenvolver. “Nós temos, entre os servidores, especialistas, mestres, doutores, ou mesmo pessoas apaixonadas por diversas áreas, que podem ser aproveitados nas políticas da própria Universidade com criatividade e baixo custo”, sugeriu.

 

A respeito do tema, a reitora Márcia Abrahão lembrou a existência dos mestrados profissionais oferecidos pela própria UnB. "Temos três cursos de mestrado profissional que rendem dissertações feitas sobre temas que interessam à Universidade e que dão retorno”, ressaltou.

 

Também estiveram na reunião representantes da Prefeitura, do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), da Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO), da Secretaria de Infraestrutura (Infra), da Auditoria Interna da UnB, e outros. O encontro faz parte do ciclo de encontros que a reitoria tem realizado com as unidades técnicas e acadêmicas da Universidade.

 

Veja também:

>> Servidores da BCE participam de diálogo com a reitora

>> Servidores da Secom participam de diálogo com a reitora

>>Servidores do DAC se reúnem para diálogo com a reitora

>> Servidores do DEG e da SAA conversam com a reitora

>> Reitora dialoga com equipe do Decanato de Administração

>> Reitora dialoga com servidores da UnB no HUB

>> DGP participa de conversa com administração superior

>> Reitora participa de conversa com servidores do DPO 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.