MENÇÃO

Revista concorre na categoria Veículo Impresso/Iniciativa Acadêmica. Reportagem “Vítimas de Kony” é uma experiência de cobertura internacional realizada por universitários

Na 11ª edição, o Prêmio Engenho de Comunicação indica como finalista a Universidade de Brasília, ao lado de dois outros cursos de jornalismo do DF. A revista laboratorial Campus Repórter, produção da Faculdade de Comunicação (FAC), concorre na categoria Veículo Impresso/Iniciativa Acadêmica. A premiação ocorrerá dia 19/11, na Embaixada de Portugal.

A categoria premia atividades de alunos e docentes da área de comunicação que busquem aproximar o universitário do mercado de trabalho.

Capa da 14ª edição da revista, a matéria “Vítimas de Kony” traz histórias das vítimas do genocida Joseph Kony, líder do Exército de Resistência do Senhor (LRA), responsável por mutilações, sequestros e abuso de crianças e mulheres em Uganda, África.

O trabalho das estudantes Jéssica Paula, Thaísa Oliveira e Julieta Zundl é um exemplo de prática de cobertura internacional na graduação.

“Constatamos que [a cobertura internacional] é um campo importante no jornalismo, especialmente na contemporaneidade”, explica Dione Moura, docente e editora-executiva da revista.

Indicada em outras ocasiões, a universidade venceu com os projetos Jornal Laboratório da UnB (2005), Campus On Line (2007) e revista Campus Repórter (2009).

O Prêmio Engenho destaca as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da imprensa na capital do país. A comissão julgadora, composta por representantes da sociedade civil, escolhe os finalistas e vencedores.

No júri deste ano, estão Marco Aurélio Mello (Ministro do STF), José Múcio Monteiro (Ministro do TCU), Adelmir Santana (presidente da Fecomércio-DF), Alexandre Camanho (presidente da ANPR) e Alexandre Kieling (diretor da UCB).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.