ESTRUTURA

Cerimônia marca entrega de obras como salas de aula, auditório e laboratório de informática

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Salas de aula na área externa, laboratório de informática, secretaria de pós-graduação, salas específicas para os estudantes de especialização, mestrado e doutorado e espaço de convivência, copa e banheiros para os servidores. As obras são resultado da terceira etapa da reforma do Instituto de Geociências (IG). A conclusão dos trabalhos foi celebrada, nesta segunda-feira (24), em evento realizado no também novo auditório do IG.

“Ao longo dos últimos anos, o IG cresceu muito, foram criados novos cursos de graduação e pós, aumentamos o número professores, alunos e servidores e os novos espaços dão mais tranquilidade e maior conforto para realizarmos os trabalhos de ensino pesquisa e extensão”, aponta a diretora do instituto, Márcia Abrahão.

O planejamento para a reforma começou em 2002, as obras tiveram início em 2008 e ainda há mais uma etapa de reforma prevista no subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC), além da demanda de expansão para outro prédio, de acordo com a professora Márcia Abrahão.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

A ideia de planejamento e continuidade de gestão como o caminho para se alcançar os objetivos foi a tônica dos discursos da cerimônia que marcou a conclusão de mais uma etapa do projeto. Para a vice-reitora da UnB, Sônia Báo, os novos espaços são exemplos concretos da união de esforços de várias administrações, sejam elas centrais ou do próprio instituto. “É um momento de realizações e tais resultados culminam no fortalecimento dos cursos, do ensino e das redes de pesquisa”.

“Planejamento é reconhecer as dificuldades, os problemas e juntos, num processo coletivo e de diálogo, descobrirmos as formas para avançar, é isso que vemos hoje aqui”, destaca o reitor da UnB, Ivan Camargo. O reitor pondera que as obras fazem parte de um projeto maior de revitalização do ICC, “a cara e a alma da UnB”, nas palavras dele.

O ex-diretor do IG, Detlef Walde, completa: “ainda iremos expandir o IG para outro prédio, mas a reforma aqui é muito positiva, pois fortalece a convivência e a proximidade dos professores e alunos”.

Na visão do vice-diretor do IG, José Eloi Guimarães Campos, os locais criam um ambiente propício para quem circula e trabalha no Instituto. “A estrutura mais adequada traz não só conforto como melhorias para a convivência”. O servidor Valdeci Reis concorda – “as estruturas, os novos equipamentos e mobiliário trouxeram mais qualidade de trabalho para os servidores, que se sentem acolhidos pela administração”.