Treinamento explica funcionamento do processo de avaliação às chefias imediatas

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O Decanato de Gestão de Pessoas da Universidade de Brasília (DGP/UnB) realizou nesta quarta-feira (3), no auditório da Reitoria, o workshop de treinamento das chefias imediatas sobre o Programa de Estágio Probatório. A atividade é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão de Desempenho, da Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE), vinculada ao DGP.

O objetivo do treinamento foi tornar transparente o processo de avaliação de estágio probatório às chefias imediatas e explicar o funcionamento do novo sistema. Assim, a avaliação do desempenho se torna um processo pedagógico, que visa à adaptação e ao desenvolvimento do servidor na instituição.

Segundo Josivânia Silva Farias, diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação, a intenção é fazer os chefes imediatos da Universidade de Brasília conhecerem todo o processo, o tipo de planejamento que deve ser feito, bem como traçar metas de trabalho. Além disso, a diretora explica que podem ser esclarecidas dúvidas dos participantes acerca do que é o estágio probatório e de tudo que envolve o processo.

De acordo com a Coordenadoria de Gestão de Desempenho, o estágio probatório é o período de avaliação ao qual o servidor de cargo efetivo se submete e que verificará se ele está apto ou inapto para adquirir a estabilidade. Ele é avaliado quanto à assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade para exercer as atribuições do seu cargo.