METAS E REALIZAÇÕES

Relatório do DEG aponta avanços na graduação

O número de matrículas nos cursos de graduação da Universidade de Brasília cresceu 80% em dez anos. Ao final de 2003, pouco mais de 22 mil estudantes estavam vinculados aos 75 cursos ofertados no campus Darcy Ribeiro. Dados de relatório de 2013 apontam para a existência de quase 40 mil alunos de graduação vinculados à agora multicampi universidade.

Apoiada no programa Reuni do Ministério da Educação (MEC), a expansão da UnB passa por estágio de consolidação e aprimoramento. Nos dois últimos anos, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem centrado esforços na qualificação de programas acadêmicos, em inovações pedagógicas e no atendimento às demandas de comissões avaliadoras.

Curso de Farmácia foi avaliado com nota 5 após visita técnica do Inep. Foto: Murilo Abreu/UnB Agência

O decanato coordena processos de avaliação in loco dos cursos, o que tem contribuído para que muitos deles obtenham boas notas nas análises do MEC. Em 2013 e 2014, o DEG trabalhou na revisão do Projeto Político-Pedagógico Institucional da universidade e, em conjunto com as unidades acadêmicas, na reformulação dos projetos dos cursos. Além disso, os gestores da área iniciaram campanha em parceria com a Secretaria de Comunicação para ressaltar a importância da participação da comunidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/MEC).

A infraestrutura também avançou com a melhoria de espaços físicos nos campi. Prédios foram construídos e restaurados, laboratórios foram inaugurados e salas de aula passaram por melhorias. Entre as realizações do último biênio, o DEG destaca a criação de espaço para a Coordenação de Inauguração de Licenciaturas e a instalação de auditório e laboratório de informática no BSA Sul.

Inauguração da Coordenação de Integração das Licenciaturas. Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

EDITAIS E INGRESSO - Outra ação destacada pelo DEG é a publicação de editais de apoio a projetos de tutoria e à participação de estudantes em eventos de ciência nacionais e internacionais. O decanato coordena internamente programas como Jovens Talentos, voltado para a iniciação científica, Ciência sem Fronteiras e Inglês sem Fronteiras, que, em parceria com o Instituto de Letras e a Assessoria de Assuntos Internacionais, institucionaliza a aplicação das provas do TOEFL.

Desde 2014, o vestibular tradicional passou a ser realizado apenas para ingresso no segundo semestre. A UnB aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) como forma de acesso. Ao lado do Programa de Avaliação Seriada (PAS), o Sisu tornou-se a principal porta de entrada dos cursos de graduação da UnB no início do ano letivo.

METAS - Relatório do DEG aponta uma série com 22 metas para o biênio 2015-2016. Entre as ações previstas estão a criação de rede de avaliação, a nova sistemática de reingresso, a implantação de rede de acolhimento aos discentes, a modernização do sistema de registro acadêmico e mudanças estruturais nas atividades de ensino a distância. O decanato pretende ainda criar espaços para apoio ao planejamento e à produção de materiais didáticos, com a adequação de salas de aula.

Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência