EXTENSÃO

Avaliação aponta o sucesso do modelo de capacitação de voluntários coordenado pela universidade. A reunião foi no Clube dos Oficiais do Corpo dos Bombeiros-DF, na manhã da sexta-feira, dia 18 de julho

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

O Decanato de Extensão (DEX) da UnB reuniu os coordenadores-chave atuantes no DF e nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, para avaliar o processo de capacitação dos voluntários do evento, dentro do projeto Desenvolvimento de processos inovadores para formulação de políticas públicas de voluntariado em megaeventos.

A decana de Extensão, Thérèse Hofmann, que assumiu do Ministério do Esporte o desafio de capacitar os voluntários, enfatizou que o papel da UnB na consolidação da cultura do voluntariado no Brasil. “Desenvolvemos um modelo de inovação tecnológica, metodológica e de recursos humanos, capaz de dar suporte a megaeventos, como demonstrou a experiência, a partir da construção dessa rede que envolve universidades e entidades públicas civis e militares e Ongs no processo.”

A coordenação do processo de preparação dos voluntários foi uma parceria da UnB com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). “A construção de um modelo integrador de grande impacto em que foi utilizada a parceria pública, as competências do serviço público” frisou Cecília Leite, diretora do instituto. “O trabalho conjunto com Instituições de Ensino Superior, Corpo de Bombeiros, e com diversas ONGs que se juntaram ao projeto, consagrou uma gestão compartilhada de excelência”, avaliou.

O major Tarcísio Vasconcelos do Corpo de Bombeiros do DF salientou a participação da corporação no treinamento, com a disponibilização de 251 pessoas, que efetivaram o treinamento nas 12 cidades-sedes do mundial de futebol. “O modelo de multiplicadores usado na capacitação dos voluntários trouxe a oportunidade de disseminar com bastante abrangência o conhecimento sobre a prevenção de desastres, que é um desafio das corporações da entidade em todo o país. Cada pessoa capacitada torna-se um agente de segurança”.

INTEGRAÇÃO – A coordenação-geral dos treinamentos contou, em cada cidade-sede, com uma equipe local, que viabilizou a realização do evento. “Contribuir para instalar a cultura do voluntariado no país foi o grande legado da iniciativa, como exercício para a mais plena cidadania”, afirmou Hélvio Feitosa Alves, Coordenador Regional em Fortaleza.

Para Maria Luiza Guerra, coordenadora-regional em São Paulo, a experiência da capacitação dos voluntários em São Paulo foi proveitosa, contribuindo para “a disseminação de importantes conteúdos, além da oportunidade de entrosamento com os parceiros de outras instituições”.

Ana Maria Lapa, professora de Educação Física aposentada da UnB, coordenadora em Salvador-BA, referiu-se à experiência como “projeto pioneiro, iniciativa extraordinária no caminho da cultura do voluntariado na qual o pais está em dívida e que esse projeto precisa continuar, expandir os seus conceitos e investir em futuros megaeventos”, concluiu.

SAIBA MAIS O projeto Desenvolvimento de processos inovadores para formulação de políticas públicas de voluntariado em megaeventos, patrocinado pelo Ministério do Esporte, em 2014, foi baseado na experiência da UnB e de parceiros para a seleção, formação e certificação de voluntários da Copa das Confederações de 2013.

O objetivo do projeto é formar voluntários para que o país torne-se estrategista nesse setor. A proposta dos cursos online e presencial foi direcionada para fortalecer competências e habilidades para qualquer evento ou situação que demanda cuidado e doação ao próximo. Em 2014, ampliou-se a responsabilidade da UnB, que passou a ser a gestora dos cursos online por meio do Centro de Ensino a Distância (CEAD/UnB), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A colaboração resultou no desenvolvimento de nova interface para o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Moodle. Essa nova configuração do Moodle está testada e validada para utilização em futuras capacitações ou outros cursos à serviço da UnB e da UFRN, com possibilidade de parcerias com outras universidades.