EXCELÊNCIA

Objetivo do encontro, que será realizado na sexta-feira (6), é convocar comunidade acadêmica a participar do processo de autoavaliação institucional

 

O aprimoramento da avaliação institucional da Universidade de Brasília estará em debate em encontro nesta sexta-feira, 6 de junho, no auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia.

 

Intitulado 1º Fórum da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o evento tem como objetivo estimular a participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação.

 

“Nossa intenção é discutir a implementação do plano de avaliação institucional. Queremos ouvir os principais atores e debater o papel de cada categoria nesse processo, corpo docente, discente e servidores técnicos”, afirma o presidente da Comissão, professor José Angelo Belloni.

Professor Belloni quer incentivar participação da comunidade acadêmica. Foto: Murilo Abreu/UnB Agência

 

Belloni explica que a UnB passa por uma profunda transformação, com ampliação dos campi, ingresso de novos professores e aumento do número de alunos. “Por isso, precisamos analisar essa conjuntura, estabelecer novas diretrizes, conhecer e sistematizar as experiências de avaliação que estão sendo desenvolvidas em toda a universidade”.

 

O decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, reforça a relevância do evento. “Trata-se de uma oportunidade de a instituição olhar para dentro e avaliar em que medida as ações implantadas nos últimos anos têm sido eficazes para o cumprimento de sua missão e o atingimento das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional”.

 

Entenda o que é a Comissão Própria de Avaliação - Instituída pela lei 10.861/2004, que criou o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), a CPA é uma comissão autônoma, responsável pelos processos de avaliação internos da UnB e pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Essas informações compõem o relatório anual de autoavaliação encaminhado ao INEP e abordam o perfil institucional da universidade, políticas acadêmicas e de gestão, infraestrutura, responsabilidade social, entre outros aspectos.

 

Composta por 17 integrantes, entre eles representantes discente, docente, técnico-administrativos e sociedade civil, a CPA também participa do processo de avaliação externa dos cursos de graduação.

 

Ilustração: Apoena Pinheiro/UnB Agência

 

SERVIÇO

Os pontos debatidos durante o fórum serão sistematizados em memorial. Dessa forma, quem tiver interesse pode encaminhar arquivos em PDF sobre as ações relacionadas aos painéis. Entre em contato com a organização do evento pelo telefone 31070213 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.