Espaços restaurados ganham climatização e lousas digitais

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Divisórias com isolamento térmico e acústico, novas instalações elétricas e equipamentos de ar condicionado são novidades nas quatro salas de aula reformadas no mezanino da Faculdade de Educação Física (FEF). Os espaços, reinaugurados nesta sexta-feira (13), também passam a ser equipados com lousas digitais. As intervenções foram executadas pela Prefeitura dos Campi (PRC) em menos de três semanas.

O diretor da FEF, Jake Carvalho, avaliou a reforma como uma conquista importante para estudantes e professores e lembrou a inadequação do espaço antes das melhorias. “Tínhamos divisórias de amianto e uma rede elétrica de 1974”, recordou. Ele agradeceu à prefeitura pelas obras e aos colegas professores e técnicos, a quem classificou de “defensores da FEF”.

A vice-reitora da UnB, Sônia Báo, elogiou a modernização dos espaços e pediu participação da comunidade universitária para mantê-los. “Pequenas conquistas só acontecem com o envolvimento de toda a comunidade”, disse a gestora, que mencionou as numerosas demandas por infraestrutura na instituição.

Os esforços na área de gestão de infraestrutura da Universidade marcaram a fala do reitor Ivan Camargo, que também fez referência às dificuldades orçamentárias. “Reorganizamos todo o setor de planejamento, mas tivemos cortes que têm muito impacto nos investimentos”, lamentou. O reitor informou que mesmo intervenções de pouca complexidade têm sofrido impacto pela falta de recursos.

O decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, ressaltou a qualidade das reformas. “Isso é o que a gente deseja para toda a Universidade”, disse. O prefeito dos Campi, Marco Aurélio Oliveira, agradeceu pelo reconhecimento do trabalho de sua unidade e afirmou que o “papel da PRC é servir”. A adequação física dos espaços custou R$ 18 mil.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

TECNOLOGIA – As lousas digitais foram instaladas nas áreas reformadas, em cinco salas do Centro Olímpico e em sala de reuniões. Os equipamentos funcionam como tabletes gigantes, permitem anotações virtuais e projeções multimídia. A inovação, que promete deixar as aulas mais interativas, tem o custo de R$ 7,9 mil por unidade.

As próximas melhorias aguardadas pelo diretor da FEF incluem a construção de salas de aulas e a instalação de novas pistas de atletismo, que já contam com projeto executivo concluído.