PARCERIA

Administração superior pediu apoio à companhia para solucionar problema de drenagem da água da chuva na Asa Norte e no campus Darcy Ribeiro

A reitora Márcia Abrahão reuniu-se, na última quinta-feira (8), com dois diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para pedir apoio da estatal à execução de obras e melhorias urbanísticas nos campi da Universidade. Entre os pedidos, a construção de praças no campus Darcy Ribeiro, melhorias de acessibilidade em calçadas e intervenções que melhorem a drenagem pluvial na Asa Norte, evitando alagamentos na época das chuvas.

“Após a expansão da Universidade, com mais prédios, muitas áreas não foram urbanizadas. Consequentemente, muitos locais padecem com os efeitos da poeira, na época da seca, e da lama, quando chove. Também acabam sendo usadas como estacionamento irregular”, contou a reitora. Ela também pediu apoio para a realização de melhorias em calçadas, especialmente no que diz respeito à acessibilidade. “Como o campus é aberto, as pessoas precisam se deslocar por grandes áreas”, observou.

Diretor de Edificações da Novacap, Francisco das Chagas, e reitora Márcia Abrahão, em reunião no gabinete. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Outra solicitação foi para a construção de três quadras poliesportivas – nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina. “Vamos pedir celeridade na conclusão dos projetos (que estão passando por pequenas adaptações)”, disse o diretor de Edificações da Novacap, Francisco das Chagas Lima Ramos.

A secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, sugeriu a utilização de projetos padrão da própria Novacap. Ela também disse que vai trabalhar junto à Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE) para a identificação de áreas mais sensíveis no que diz respeito à acessibilidade, nas quais as intervenções possam trazer mais qualidade para um número maior de usuários.

DRENAGEM O problema da drenagem pluvial na Asa Norte e no campus Darcy Ribeiro foi outra preocupação externada pela reitora. Ela lembrou que a falta de escoamento adequado gera um excessivo volume de água, o que traz problemas ao longo dos anos no campus, entre eles, o surgimento de valas e rebaixamentos no asfalto.

O diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho de Oliveira, explicou que a companhia está correndo contra o tempo para tentar realizar pequenas intervenções. “Não temos recursos para grandes obras, então, precisamos buscar alternativas que possam ajudar a reter o impacto da força das águas”, disse. Alguns dos caminhos incluem a construção de bacias de intervenção e infiltração nas proximidades no Estádio Nacional ou na Asa Norte.

Prefeito Valdeci Reis e diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho de Oliveira, falaram sobre projetos nos campi. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

O prefeito da UnB, Valdeci Reis, também pediu aos representantes da Novacap a construção do estacionamento do Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN) e prédios vizinhos, além de apoio para a poda de árvores no campus Darcy Ribeiro e recapeamento do asfalto do estacionamento da Faculdade de Tecnologia (FT). “É um asfalto muito envelhecido, já não conseguimos sequer aplicar a tinta de sinalização”, disse.

Ficou acertado que PRC e a Secretaria de Infraestrutura trabalharão na elaboração de um ofício que elenque as intervenções prioritárias para a Universidade. “UnB é um dos ícones de Brasília e nós, como zeladores da cidade, temos um olhar muito cuidadoso sobre a Universidade”, afirmou Luciano.