GRADUAÇÃO

#InspiraUnB abre segundo semestre de 2019 da graduação com duas edições, nos dias 14 e 15 de agosto. Programação tem palestras e apresentação cultural

Monja Coen e a colaboradora da Nasa Duilia de Mello são as convidadas de destaque do #InspiraUnB desse semestre. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Para acolher os mais de cinco mil novos alunos que ingressam nos diferentes campi da Universidade de Brasília no segundo semestre, foi preparada uma programação especial de boas-vindas aos calouros. O #InspiraUnB, que corresponde às aulas inaugurais da graduação, será realizado no campus Darcy Ribeiro em duas edições, para os turnos diurno e noturno, nos dias 14 e 15 de agosto, respectivamente.

 

As palestrantes foram escolhidas para apresentar reflexões e motivar os novos universitários nesse momento tão importante da vida. No dia 14, às 9h30, os calouros serão recebidos, no Centro Comunitário Athos Bulcão, pela monja Coen, que falará sobre Vivência universitária e saber transformador.

 

O Céu não é o limite é o tema da exposição do dia 15, que será abordado por Duilia de Mello, pesquisadora da Nasa (agência aeroespacial americana) e vice-reitora da Universidade Católica de Washington. Ela também é autora de artigo publicado na última edição da revista Darcy, Mistérios Celestes. A recepção, dessa vez, será no Centro Cultural da ADUnB, às 19h30.

 

"A cerimônia de boas-vindas é um momento em que a comunidade universitária recebe os novos alunos da Universidade de Brasília. O evento, que acontece no início de cada semestre letivo, tem amplo alcance interno e externo, sendo preparado com muito cuidado para que os alunos se sintam acolhidos e inspirados no início dessa nova etapa”, declara o decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio de Freitas.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – No dia 15, a apresentação artística fica por conta do grupo Rodas e Danças, ação extensionista da UnB de expressão corporal aberta a cadeirantes de toda a comunidade. A expectativa do grupo é dar visibilidade aos integrantes e divulgar o trabalho para que mais interessados possam participar. 

Projeto Rodas e Danças proporciona desenvolvimento social, cultural, físico e emocional aos integrantes. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“Sendo um projeto inclusivo, ele é importante tanto para os cadeirantes que não têm oportunidade e desejam dançar, como para os estudantes de Educação Física conhecerem de perto as múltiplas possibilidades dessas pessoas. A dança é motivadora para outras dimensões da vida”, sintetiza a coordenadora do projeto, professora Alice Medina.

 

CERIMÔNIA – Como já acontece em todas as edições, os novos estudantes serão recebidos por uma comitiva da administração superior, formada pela reitora, vice-reitor, decanos e representantes da Universidade.

 

Além disso, as solenidades serão conduzidas por graduandos da UnB que atuarão como mestres de cerimônia do #InspiraUnB. Na cerimônia da manhã, no dia 14, o aluno de Engenharia Florestal Tanielson Rodrigues da Silva representará a comunidade indígena.

 

Para Tanielson, ou Poran Potiguara, na identidade indígena, o momento simboliza a demarcação de um território, um espaço de afirmação e de reconhecimento dos povos indígenas. “É o resultado da luta e de toda a contribuição que o coletivo dos estudantes indígenas tem dado por uma educação mais inclusiva e que consiga enfrentar os desafios cotidianos da Universidade”.

Estudantes dos quatro campi são convidados a participar dos eventos #InspiraUnB. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Mesmo quando já não era calouro, Poran Potiguara sempre gostou de participar dos eventos de boas-vindas. “A gente aprende fora da sala de aula também e essas trocas de conhecimento agregam muito à nossa vivência."

 

"Faz parte de curtir a UnB, com responsabilidade, e experienciar o tripé como um todo – ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza. Em sua opinião, não basta passar pela instituição, é preciso interagir e aproveitar a infinidade de atividades que existem.

 

No dia 15, na cerimônia do noturno, dois estudantes cegos farão a apresentação: Carolina Dias Sousa, graduanda em Música, e Mateus Pereira, que cursa Ciência Política. Embora Carolina Sousa ainda não tenha participado do evento de boas-vindas, ela considera o convite como oportunidade de uma nova experiência, ao lado do colega.

 

“É importante para os alunos saberem que existem deficientes visuais na UnB. Como sou a única cega da minha turma, espero representar os estudantes com deficiência, como também meu curso”, afirma.

 

Carolina também quer deixar uma mensagem aos calouros: “não desistam dos seus sonhos e aproveitem para fazer também disciplinas de outras áreas, que vão agregar um olhar diferenciado em sua vida profissional e pessoal. Sempre que possível, participem também de projetos sociais”. 

Monja Coen já ordenou mais de 30 monásticos, entre homens e mulheres e mais de 250 pessoas laicas. Foto: Arquivo pessoal

 

PERFIL DAS PALESTRANTES – Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão antes de retornar ao Brasil em 1995. Em 2001, fundou a Comunidade Zen Budista, em São Paulo. Orienta diversos grupos no país e participa de atividades públicas promovendo o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.

 

Ela é autora e coautora de mais de uma dezena de livros: Viva Zen, Sempre Zen, Palavras do Darma, A Sabedoria da Transformação, 108 Contos e Parábolas Orientais, O monge e o touro, O sofrimento é opcional, Zen para distraídos, O inferno somos nós (com Leandro Karnal), A monja e o professor (com Clóvis de Barros Filho), Verdade?, Nem anjos nem demônios (com o professor Mario Sergio Cortella) e Aprenda a viver o agora.

  

Duilia de Mello é astrofísica extragaláctica, professora de Física e Astronomia e divulgadora científica. Atualmente, é vice-reitora da Universidade Católica da América em Washington DC, nos Estados Unidos, e colaboradora da Nasa. 

Conhecida pelo público como a mulher das estrelas, Duilia de Mello tem como meta de vida mudar o mundo, estudante por estudante. Foto: Arquivo pessoal

 

Formada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Universidade do Alabama, e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-doutorado no Observatório Cerro Tololo no Chile, no Observatório Nacional no Rio e no instituto do telescópio espacial Hubble nos EUA. Também atuou como professora assistente na Universidade Chalmers, na Suécia.

 

Duilia tem mais de cem artigos científicos publicados e mais de dez mil citações. É autora do livro Vivendo com as Estrelas, no qual conta a história da sua carreira. Em 2013, foi escolhida como uma das dez mulheres que mudam o Brasil pela instituição Barnard College-Columbia University. Em 2016, fundou a Associação Mulher das Estrelas (AME) que desde então já alcançou mais de 30 mil crianças e jovens. Em 2018, ela foi considerada pela revista Tecmundo como gênio número cinco do Brasil.

 

SERVIÇOS – transporte intercampi será ofertado durante o #InspiraUnB. Também haverá outros ônibus para o campus Darcy Ribeiro. Os interessados devem procurar o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) de seu campus para se inscrever.

 

O site Boas-Vindas aos Calouros reúne informações sobre a graduação para esclarecer as principais dúvidas dos alunos que estão entrando na UnB, de modo a orientá-los sobre procedimentos e oportunidades da vida acadêmica.

 

Os encontros do projeto Rodas e Danças acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h às 14h, na sala de dança do Centro Olímpico da UnB. A atividade é aberta a usuários de cadeiras de rodas a partir dos 18 anos.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.