GESTÃO

Professores Marcos Thadeu Magalhães e Cláudia Garcia assumem gestão pelo próximo quadriênio. Aumentar integração entre FAU e sociedade é desafio

Em atividade desde meados de junho, a nova direção da FAU foi empossada em cerimônia no auditório da Reitoria. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Entre amigos, familiares, professores e estudantes, os professores Marcos Thadeu Queiroz Magalhães e Cláudia da Conceição Garcia assumiram, na última quinta-feira (27), a direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB. Em cerimônia realizada no auditório do prédio da Reitoria, os empossados declararam-se comprometidos em dar continuidade às atividades desenvolvidas nos últimos anos e a intensificar a integração entre faculdade e sociedade. A mesa da solenidade foi composta ainda pela reitora Márcia Abrahão, pelo ex-diretor da FAU, José Manoel Sánchez, e pela ex-vice-diretora, Luciana Sabóia.

Em seu discurso, Marcos Magalhães abordou valores presentes na faculdade e pontuou princípios que pretende reforçar em sua gestão. “A principal meta da educação é fazer que pessoas sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. A FAU estará comprometida em formar mentes que estejam em condições de criticar, edificar e não aceitar tudo o que lhe propõem”, disse.

Diretor empossado da FAU, Marcos Thadeu Magalhães discursa ao lado do ex-diretor, José Manoel Sánchez. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

O novo diretor comentou ainda o momento de questionamentos à universidade pública. “Que possamos cessar os contínuos ataques que sofremos, tanto a nossa reputação, enquanto centro de excelência acadêmica e profissional, quanto ao nosso orçamento, tão importante para que cumpramos nossa missão."

Ex-decana de Ensino de Graduação e agora vice-diretora da FAU, Cláudia Garcia cumprimentou os presentes e elogiou a gestão de oito anos feita por José Sánchez e Luciana Sabóia. Cláudia dedicou a solenidade aos familiares, amigos e, particularmente, à filha e à sobrinha.

“Há 30 anos, em janeiro de 1989, eu recebi meu primeiro diploma da Universidade de Brasília. Eu era uma menina, motivada por muitos sonhos a serem realizados, com grandes esperanças, com compromisso de exercer minha profissão e com responsabilidade, pois tive o privilégio de estudar em uma das melhores universidades do Brasil. Uma universidade pública e gratuita e de excelência”, valorizou.

Endossando o discurso do novo diretor, a vice-diretora informou que o plano de trabalho a ser implementado no quadriênio 2019-2023 tem como foco a gestão participativa entre os três departamentos da FAU, de maneira democrática e inclusiva. “Nosso compromisso é buscar e viabilizar caminhos para que a faculdade forneça uma formação transformadora, com o protagonismo de nossa comunidade pautados pela comunicação permanente de nossas ações."

Satisfeito com a gestão conduzida desde 2011, o ex-diretor José Manoel Sánchez não poupou agradecimentos a estudantes, professores e técnicos administrativos que compõem a faculdade. Como conquistas de sua gestão, ele destacou a incorporação do currículo único para a faculdade e investimentos na Galeria Christina Jucá, na Arqui, revista da FAU, e na consolidação do Centro de Documentação Edgard Graeff (Cediarte). “Percebemos que a cultura é a dimensão mais profunda, principalmente no curso de Arquitetura e Urbanismo. Vendo em perspectiva, acredito que tivemos uma visão de extensão e cultura”, classificou.

Ao lado da ex-vice-diretora Luciana Sabóia, Cláudia Garcia parabenizou a gestão que esteve à frente da FAU no último quadriênio. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Luciana Sabóia atuou como vice-diretora entre 2015 e 2019. Ela agradeceu pelo período em esteve à frente da FAU. “Ainda há muito o que fazer para fortalecer a formação de nossos alunos, como dar visibilidade a pesquisas e projetos de extensão. Sobretudo em tempos que sofremos sérios ataques à universidade pública e gratuita e, particularmente, ao seu patrimônio científico, tecnológico e cultural”, apontou.

A reitora Márcia Abrahão destacou a cerimônia de posse como marco de um momento em que a Universidade se renova. “A passagem de bastão é um momento de mostrar que a história tem que continuar", afirmou. Márcia reforçou a capacidade de autonomia da FAU. “É uma faculdade que sempre esteve à frente dos grandes debates nacionais, que nunca se omitiu e teve coragem para divergir de governos ou de planejamentos e projetos impostos à sociedade."

Prestigiaram a cerimônia o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT),  Márcio Muniz, a diretora de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Cláudia Amorim, a atual secretária de Infraestrutura (Infra), Helena Zanella, e o ex-secretário da Infra, Alberto Alves de Faria.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.