INTERNACIONALIZAÇÃO

Universidade e Instituto Federal de Brasília serão os anfitriões de encontro com gestores de ensino superior em países de língua portuguesa, em novembro

Um dos eventos mais importantes para gestores de ensino em países de língua portuguesa será realizado na Universidade de Brasília em 2019. A instituição receberá, em parceria com o Instituto Federal de Brasília, a 9ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges), nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Esta é a terceira vez que o encontro será realizado no Brasil, e a primeira na UnB.

Decana de Extensão, Olgamir Amancia, presidente do Forges, Paulino Fortes, reitora Márcia Abrahão e diretor da FUP, Marcelo Bizerril. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

“O fórum existe há uma década e trazer a conferência para uma instituição do porte da UnB e com a nossa localização geográfica tem um significado muito importante neste momento”, comentou o professor Marcelo Bizerril, diretor da Faculdade UnB Planaltina e presidente da comissão que está organizando o evento na Universidade.

Este ano a conferência terá como tema O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa. O objetivo é discutir como as instituições têm atuado e podem atuar para promover democracia, ética, liberdade, responsabilidade social e pensamento científico e crítico.

A programação contará com conferências, mesas-redondas, painéis, atividades culturais e apresentação de trabalhos em sessões paralelas orais e em pôsteres.

PREPARATIVOS Nesta semana, Bizerril recebeu o presidente do Forges, Paulino Fortes, para alinhar preparativos para a conferência. “Nós já tínhamos as melhores expectativas, mas, depois de conhecer de perto a UnB e os espaços onde o evento pode ser realizado, estou convicto de que teremos um excelente encontro”, disse Fortes, que é ex-reitor da Universidade de Cabo Verde.

Paulino Fortes, do Forges, e reitora Márcia Abrahão assinam convites para conferência. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Ele e a reitora Márcia Abrahão assinaram convites para a conferência. “Tenho certeza de que essa atividade será um sucesso e trará contribuições muito importantes para nossas instituições”, disse a reitora. O Forges também está recebendo inscrições de trabalhos, pelo site.

Para Bizerril, a realização do Forges na UnB também se configura em uma oportunidade para a internacionalização junto a países lusófonos. “Embora nossas nações sejam muito diferentes em determinados aspectos, temos muitas similaridades culturais. Precisamos aproveitar essa oportunidade para estreitar relações e fortalecer parcerias.”