INFRAESTRUTURA

ICC Norte e Faculdade de Tecnologia foram prédios mais comprometidos pela chuva do domingo (21). Medidas para prevenir novos episódios já estão em curso

 

O temporal que atingiu e inundou diversos pontos do Distrito Federal na tarde deste domingo (21) também trouxe consequências para a Universidade de Brasília. No campus Darcy Ribeiro, algumas áreas do subsolo do ICC Norte e o prédio da Faculdade de Tecnologia (FT) foram afetados pela forte enxurrada que desceu da avenida L3.

A reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, o chefe de Gabinete, Paulo César Marques, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, e a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, visitaram, no domingo, os locais mais atingidos, acompanhados de técnicos da Prefeitura e engenheiros especialistas. O levantamento das consequências teve continuidade na manhã desta segunda-feira (22).

Instalações da Universidade foram atingidas por enxurrada no dia 21 de abril. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A administração superior já está estudando medidas que contribuam para minimizar os prejuízos e evitar novos problemas. Para a prevenção em caso de temporal, estão sendo priorizados, por exemplo, a vedação dos fossos do ICC Norte – locais de ventilação que possibilitam a entrada de grande volume de água durante as chuvas –, limpeza de bueiros e calhas e reparos no sistema hidrossanitário.

O prefeito da UnB, Valdeci Reis, explicou que, apesar de o sistema de drenagem da Universidade se encontrar em perfeito funcionamento e sem obstruções, a localização dos prédios, em um nível mais baixo em relação ao restante da Asa Norte, facilita o escoamento da chuva com maior intensidade para o campus.

“O volume de água que veio da Asa Norte foi muito grande. Entendemos que esse é um problema de drenagem da própria cidade. Temos que intermediar ações com o Governo do Distrito Federal para corrigir esse problema, a fim de que isso não volte a acontecer”, destacou Reis.

O bloco B do subsolo do ICC Norte foi interditado na manhã desta segunda-feira (22) para limpeza das salas e avaliação dos impactos. O local teve as aulas suspensas durante a manhã, mas foi liberado às 14h para o retorno às atividades. No restante do campus, as aulas ocorreram normalmente.

Até o momento, não foram identificados danos estruturais. Entretanto, foi observada a necessidade de manutenção e reparo da rede de energia elétrica. O serviço foi executado também na manhã desta segunda, com breve interrupção no fornecimento de energia elétrica. Na Biblioteca Central e no ICC Norte, o desligamento teve maior duração, se estendendo até meio-dia.

Outros prejuízos materiais estão em avaliação pela própria comunidade acadêmica. Na sede da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), localizada no ICC Norte, a chuva atingiu equipamentos e todo o acervo histórico da entidade, o que gerou grande comoção entre estudantes, pesquisadores e docentes do Departamento de Serviço Social. “Esse é um dano de material irrecuperável, pois os arquivos não existem hoje nem em mídia física, nem em mídia digital”, lamentou a chefe do departamento, Valdenízia Peixoto.

Servidores e funcionário terceirizados trabalharam na manhã desta segunda (22) para limpar o subsolo do ICC. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Já na sala que abriga a UnBTV, computadores, fios de equipamentos, arquivos e o exibidor da emissora ficaram molhados devido à intensidade da chuva. Desde ontem a programação da TV está fora do ar. Com apoio da Prefeitura, servidores estão colaborando na recuperação do material.

“Estamos limpando e esperando os equipamentos secarem, para ligá-los e ver o que funcionará. Não sei se conseguiremos colocar a TV de volta ao ar em curto prazo”, informou a diretora da UnBTV, Neuza Meller.

Em 2011, outro episódio de alagamento causou grandes danos às instalações da UnBTV e a outros espaços da Universidade. Apesar da semelhança dos eventos, o prefeito Valdeci Reis ressalta que os estragos provocados pela enxurrada deste domingo foram menores, comparados aos daquele ano. Isso porque algumas providências já haviam sido tomadas para prevenir novas ocorrências, como o fechamento de parte das lacunas do ICC Norte que deixavam entrar água no subsolo do Minhocão.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.