RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Parlamentar é membro da Comissão de Educação do Senado e pretende estruturar projetos que contemplem demandas das universidades

Senador Confucio Moura, em visita à reitora Márcia Abrahão no gabinete. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão recebeu, na última quinta-feira (28), a visita do senador por Rondônia Confucio Moura. Ambos conversaram sobre demandas da área de educação que podem ser assunto de propostas legislativas. Entre os temas discutidos, a desoneração do orçamento das instituições federais de ensino superior no que diz respeito à arrecadação própria.

"Esse é um tema de muito interesse para todos os gestores de universidades, em especial para a UnB, que tem arrecadação própria. Arrecadamos, por exemplo, com aluguéis e projetos, mas a utilização desses recursos é limitada pelo governo federal. Encontrar um caminho para a solução disso é fundamental para o pleno exercício da autonomia universitária", disse a reitora.

O senador, membro titular da Comissão de Educação do Senado Federal, sinalizou interesse em estruturar uma proposta sobre o tema. "Precisamos encontrar um mecanismo para que esses recursos captados agora e no futuro venham para o desenvolvimento e a manutenção da própria universidade", defendeu.

Na conversa, Confucio também perguntou sobre formas de atração dos jovens para os cursos de licenciatura. "O mais importante é valorizar a carreira de magistério, dando um salário justo e boas condições de trabalho para os professores do ensino fundamental", resumiu a reitora. "Antigamente, o magistério era um caminho de muito prestígio, mas não é mais assim. Atualmente, isso fica com as carreiras de médico e advogado", mencionou.

Nos próximos dias, as assessorias do senador e do Gabinete da Reitora trabalharão em uma minuta para a proposta relativa aos recursos próprios.