TRANSIÇÃO

Série de encontros visa trazer informações sobre implantação do sistema, prevista para abril. Servidores ainda podem participar em 12 e 26 de março

O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) tem promovido reuniões para esclarecimentos acerca das regras e processo de implantação do sistema de ponto eletrônico para técnicos administrativos na UnB. O monitoramento será feito por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH), no qual já há um ambiente para testes. Nesta quinta-feira (7), servidores ligados ao DGP tiraram dúvidas e interagiram com o público que compareceu ao anfiteatro 9, no ICC Sul. Durante a exposição, houve apresentação do sistema e de suas finalidades.

“As dúvidas se repetem muito, mas cada novo encontro é uma chance de se aproximar do público e formar multiplicadores”, avalia Fábio do Vale, diretor de Administração de Pessoas no DGP. Esta foi a segunda de quatro reuniões. Interessados ainda podem comparecer ao local nos dias 12 e 26 de março para apresentar questionamentos. As reuniões começam às 14h e não é necessário inscrição prévia.

Reuniões são importantes para esclarecer e gerar multiplicadores de informação, considera Fábio do Vale. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

No encontro desta semana, os servidores foram informados de que cada unidade terá seu ponto atestado pelo chefe e seu substituto, ou por um gestor de ponto, que poderá ser designado em locais com muitos trabalhadores. Uma das funcionalidades trazidas pelo SIG-RH é o registro de horários habituais do servidor. É possível registrar dias em que ele entraria mais tarde ou mais cedo com regularidade, por exemplo, sem necessidade de alteração do registro do ponto pela chefia.

Leandro, técnico de laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (IB), pontuou a necessidade de horários diferenciados em função das atividades exercidas no local. Ele demonstrou preocupação com a necessidade de se registrar horários de entrada e saída que servirão como parâmetro para atrasos e saídas antecipadas. “Agradeço e parabenizo o DGP pela apresentação, porque nos mostra como funciona o sistema. Ficou mais claro e fácil para compreender. No entanto, me preocupa a necessidade de registro, uma vez que as situações nem sempre são previsíveis na minha área."

De acordo com a equipe que conduziu a reunião, casos como o levado pelo técnico devem ser resolvidos junto à chefia imediata, que dispõe de ferramenta específica no sistema para justificar a alteração de ponto do servidor. “O ponto eletrônico, além de ser obrigação legal, vem para ajudar a gestão de pessoas e proteger os servidores”, garante o decano de Gestão de Pessoas, Carlos Mota.

O decano acrescenta que outra vantagem do sistema é ter parâmetros de funcionamento de cada unidade e acompanhamento dos servidores. “O sistema não vem, de forma alguma, para penalizar servidores. É preciso compreensão e sensibilização de que ele beneficia a força de trabalho”, considera.

Nos encontros, servidores podem fazer perguntas. Por isso é importante conhecer previamente o sistema, por meio do ambiente de treinamento. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Ainda no mês de março, está prevista a disponibilização de uma consulta pública à comunidade para buscar sugestões de melhorias do sistema. Espera-se que as indicações sejam feitas com base nos testes que já podem ser feitos no ambiente do SIG-RH. A partir disso, haverá formulação de regras para toda a Universidade.

TESTES – No momento, os servidores acessam o ponto eletrônico por um sistema de treinamento, que simula o que será implementado. Antes de começar a utilizá-lo é necessário cadastrar-se. Durante o preenchimento das informações, o e-mail informado deve ser o funcional. Após realizar o primeiro acesso, o registro de horário de trabalho pode ser feito logo na página inicial.

O DGP mantém um site com manuais e vídeos instrutivos sobre acesso e operação do sistema. É indicado que todos os servidores técnico-administrativos da UnB utilizem a ferramenta de treinamento, para familiarizar-se com a novidade. Em caso de dúvidas, também é possível acessar a página do DGP, onde estão as perguntas mais frequentes dos usuários, ou o site do sistema na Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pelo desenvolvimento do SIG-RH. O processo SEI nº 23106.009183/2019-64 reúne informações sobre o ponto eletrônico na UnB.

Encontros com a Comissão de Implantação do SIG-RH

12 e 26 de março, das 14h às 17h

Anfiteatro 9, no ICC Sul

Não é necessário inscrição prévia