EXCELÊNCIA

Instituição está entre as dez melhores universidades públicas do país. Em todo o Brasil, apenas 1,6% das avaliadas atingiram a mais alta pontuação

A Universidade de Brasília obteve nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). O resultado, divulgado nesta terça-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coloca a instituição entre as dez melhores universidades públicas do país.

A nota também é destaque se consideradas todas as instituições brasileiras de ensino superior, públicas e privadas. Das mais de duas mil universidades e faculdades avaliadas pelo MEC, apenas 35 tiveram a nota 5 no IGC.

“Fazemos parte de um seleto grupo, pois chegamos, pelo quarto ano consecutivo, à nota máxima. Os resultados demonstram que, a despeito das dificuldades, conseguimos realizar ensino, pesquisa e extensão de qualidade e de grande relevância para a sociedade”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.

Além do IGC, o Inep divulgou também o Conceito Preliminar de Curso (CPC) das graduações de Exatas, licenciaturas e áreas afins. Dos 56 cursos considerados neste ciclo, 66% obtiveram nota 4 no CPC. O indicador considera o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano anterior e variáveis como a formação do corpo docente, a infraestrutura e os recursos pedagógicos.

Clique na imagem para saber quais cursos foram avaliados neste ciclo do CPC/MEC. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

“O desempenho da Universidade neste ciclo do CPC está similar ao de outras instituições de excelência do país, a grande maioria delas federais”, comenta a diretora de Avaliação do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Andrea Cabello.

Para o cálculo do IGC, o Inep leva em conta a média dos CPCs do último triênio, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos, além dos conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).