EXCELÊNCIA

Instituição está entre as melhores do mundo nas áreas de Artes e Humanidades e aparece como a 4ª no país em classificação promovida THE

Pela primeira vez entre classificadas, UnB aparece em ranking que avalia área de Artes e Humanidades. Arte: THE

A Universidade de Brasília aparece, pela primeira vez, em um ranking global que classifica as melhores instituições de ensino na área de Artes e Humanidades. A UnB figurou na faixa a partir da posição 401 na classificação feita pelo Times Higher Education (THE), organização britânica que acompanha a qualidade do ensino superior em escala global.

Entre as brasileiras, a UnB aparece em 4º lugar, atrás apenas das universidades de São Paulo (USP), Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na avaliação, foram consideradas 506 instituições de todo o mundo. “Esse tipo de ranking mostra a importância de áreas de conhecimento de excelência da Universidade, que são cada vez mais reconhecidas lá fora”, afirma Andrea Cabello, diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO).

Recentemente, o THE também classificou a UnB como a 8ª melhor universidade brasileira (a 5ª entre as federais) – um salto de três posições em relação ao ano anterior. Em outubro, o THE reconheceu, ainda, a excelência da UnB nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Administração e Economia. Para fazer a classificação, a organização considera 13 indicadores de performance, nas áreas de citações, renda proveniente da relação com a indústria, internacionalização, pesquisa e ensino.

VISIBILIDADE – Na avaliação do vice-reitor no exercício da reitoria, Enrique Huelva, a classificação nos rankings por área de conhecimento ajuda a dar visibilidade internacional para a UnB. “Temos departamentos respeitadíssimos lá fora e, certamente, aparecer no THE melhora ainda mais a nossa imagem”, comenta.

Ele parabenizou os docentes, técnicos e estudantes das áreas reconhecidas e ressaltou a importância da manutenção dos investimentos na ciência e na internacionalização. “A melhoria dos nossos indicadores acadêmicos é reflexo, também, de nosso esforço para levar a UnB a níveis de excelência internacional.”