INTERCÂMBIO

Diretores estrangeiros visitaram HUB para troca de conhecimento nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica

Representantes do HUB e de centros hospitalares estrangeiros se encontraram nesta terça-feira (30). Foto: Comunicação Ebserh

Estreitar relacionamento com a França para troca de conhecimento nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica. Com esse objetivo, o Hospital Universitário de Brasília recebeu, nesta terça-feira (30), a visita da Associação dos Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Regionais e Universitários da França (CHRU).

A comitiva da França veio ao Brasil para assinar acordo de cooperação entre a associação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que prevê o intercâmbio de conhecimentos e competências entre os 39 hospitais da rede Ebserh e os 32 da rede francesa. No HUB, eles puderam entender melhor o sistema de saúde brasileiro e como um hospital universitário federal funciona na prática.

Os representantes franceses conheceram a organização administrativa, o funcionamento assistencial e a estrutura de atendimento e ensino do HUB. "A parceria abre um leque de oportunidades para o HUB tanto do ponto de vista da organização do serviço quanto da formação e do ensino, pois permite acesso a novos conhecimentos, tecnologias e possibilidades de intercâmbio para os estudantes", avaliou a superintendente do hospital, Elza Noronha.

Depois de serem recebidos pela superintendente, eles conheceram as instalações do hospital. Entre os locais visitados, a Unidade Materno-infantil, o Pronto-Socorro, a Sala de Simulação Realística, o Centro de Pesquisa Clínica, a Farmácia Clínica e a Unidade de Oncologia. "Não existem tantos acordos entre Brasil e França na área da saúde. É fundamental visitar e conhecer a realidade dos hospitais brasileiros e vice-versa para que o intercâmbio seja mais produtivo", afirmou o presidente da associação francesa, Jean-Pierre Dewitte.

O convênio propiciará a promoção de atividades de formação profissional, desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa clínica e o intercâmbio de profissionais e acadêmicos dos dois países, além da promoção de palestras, simpósios e congressos. "O acordo dá a possibilidade de uma visão diferente no ponto de vista do ensino, da pesquisa, da extensão e também no atendimento à população, que é a razão de um hospital universitário. Trouxemos a comitiva francesa ao HUB porque este hospital tem uma importância muito grande na cidade de Brasília", disse o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

Além do presidente da associação francesa, participaram da visita o diretor-geral do Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Martinica, Nicolas Estienne; a secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais da Conferência de Diretores Gerais dos CHU, Yara El-Eleywa Le Corff; e o diretor-geral do CHU de Estrasburgo, Christophe Gautier. Do HUB, estiveram presentes ainda o gerente de Ensino e Pesquisa, Renato Antunes, e representantes das áreas administrativas, de ensino e assistencial.

FORMALIZAÇÃO – A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada nesta terça (30), no auditório do Ministério da Educação (MEC), com a participação do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, de autoridades políticas e gestores da Ebserh.

A implementação da parceria se dará por meio de planos de trabalho bianuais, que contemplarão detalhadamente os temas a serem abordados, metas, cronogramas e responsabilidades das partes. Haverá avaliações e elaboração de outros planos periodicamente até o final do convênio, que tem duração de quatro anos.

ENTENDA MELHOR – A estrutura de saúde da França conta com os Centros Hospitalares Universitários (CHU) e os Centros Hospitalares Regionais (CHR). Essas unidades estão localizadas em 30 capitais regionais do país e cada uma tem diversos hospitais. O presidente da associação formada por todos os diretores dos CHU e CHR é o signatário do convênio assinado com a Ebserh.