INTERNACIONAL

Thammasat University oferecerá apoio integral, com direito a acomodação, para estudante de graduação da Universidade de Brasília. Critérios de seleção ainda não foram definidos

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Um aluno de graduação da Universidade de Brasília (UnB) será selecionado para receber bolsa integral e estudar na Thammasat University, localizada na Tailândia. O estudante terá isenção de taxas e acomodação gratuita no país. Os critérios para a escolha ainda serão definidos pelas duas instituições.

A informação foi confirmada pelo reitor da universidade tailandesa Somkit Lertpaithoon, em visita à UnB no dia 28 de julho. O embaixador do país no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, e uma comissão de professores também participaram do encontro.

De acordo com o reitor Ivan Camargo, esse é um excelente começo para a parceria entre as duas instituições. “Estou muito feliz por assinar esse acordo e começar a cooperação com a bolsa de estudos oferecida pela Thammasat University”, afirmou.

O decano assistente para Assuntos Internacionais da Thammasat University, Prakitpan Thomthitchong, lembra que a instituição tem quatro campi no país e recentemente recebeu cinco estrelas no ranking realizado pela QS Stars – sistema de classificação internacional que permite aos estudantes obter um quadro amplo das características de uma instituição de ensino superior.

Na avaliação de 2015, a Thammasat recebeu a pontuação máxima do sistema em cinco indicadores: internacionalização, facilidades, responsabilidade social, inclusão e empregabilidade dos egressos. “Temos cerca de cem programas na área internacional. Os estudantes terão ótimas vivências no exterior e este pode ser um bom início”, avalia o decano.

Reitores da Thammasat University e da UnB assinam acordo de cooperação. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol se mostrou muito satisfeito com o acordo entre a UnB e a universidade que o acolheu durante a graduação na Tailândia. “Sou muito grato pelo conhecimento e pela educação que tive na Thammasat University. Acredito que este é um grande passo também na cooperação entre Brasil e Tailândia e espero que possam desenvolver um ótimo trabalho juntos”, disse.

Segundo Eiiti Sato, diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais da Universidade de Brasília, a UnB finalizou o ano de 2014 com 238 acordos de cooperação internacional. “Temos muito interesse em trabalhar com conhecimento de ponta em vários campos. Queremos ter uma parceria bastante ativa com a Thammasat University”, afirmou.

Em junho deste ano, a UnB ficou em 10º lugar entres as melhores instituições de nível superior da América Latina, segundo ranking divulgado pelo mesmo sistema de classificação internacional mencionado, da companhia britânica Quacquarelli Symonds (QS).