ARQUITETURA E URBANISMO

Equipe recebe representantes de instituição britânica referência na pesquisa tecnológica em edificações e faz balanço de convênio

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A Universidade de Brasília recebeu, nesta quarta-feira (11), dois representantes da Building Research Establishment (BRE), instituição britânica referência na pesquisa tecnológica em edificações. O chefe executivo da BRE, Peter Bonfield, e o diretor internacional, Orivaldo Barros, se reuniram com a vice-reitora, Sônia Báo, e com pesquisadores do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis/UnB), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que mantém parceria com a BRE na área de sustentabilidade voltada à construção civil.

Durante o encontro, brasileiros e britânicos fizeram um balanço das atividades realizadas pelo Centro de Excelência da BRE na UnB: Comunidades Integradas Sustentáveis, núcleo de pesquisa fruto do convênio entre as instituições e sediado no próprio laboratório da FAU.

“Qualquer parceria é muito importante para a Universidade, mas uma que visa à sustentabilidade é fundamental, porque trabalha a questão da inclusão ambiental e social de forma mais clara”, avaliou a vice-reitora Sônia Báo. Segundo ela, a discussão do tema é obrigatória. “Vivemos uma situação, no mundo inteiro, em que há de se buscar essa saída; buscar melhorias para a sociedade como um todo”, completou.

O Centro de Excelência tem como foco desenvolvimento, teste e demonstração de modelos de inovação e mudança de paradigmas, de processos de produção, organizações, comunidades e centros urbanos, visando à consolidação de padrões de sustentabilidade na construção.

A avaliação do convênio UnB-BRE foi positiva de ambas as partes, e as instituições vão continuar compartilhando conhecimento na área, inclusive com o intercâmbio de pesquisadores da Universidade que irão trabalhar no centro de pesquisas britânico.

Nesta quinta-feira (12), os representantes das duas instituições realizaram um workshop na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), buscando apoio para a implantação de um parque de inovações tecnológicas sustentáveis que será construído na Faculdade UnB Gama.