INTERNACIONALIZAÇÃO

Acordo de cooperação prevê intercâmbio estudantil e programas conjuntos de pesquisa

Foto: Ana Grilo/UnB Agência

A Universidade de Brasília e a Universidade Livre de Bruxelas (ULB) firmaram, nesta terça-feira (17), termo de cooperação acadêmica. O documento foi assinado pelo reitor Ivan Camargo e pelo reitor da ULB, Didier Viviers, que esteve na universidade para participar da primeira sessão da Comissão UnB.Futuro.

O acordo estabelece regras para intercâmbio de estudantes e professores e também prevê programas conjuntos de pesquisa. Cada universidade poderá enviar até dois alunos por ano letivo/semestre para a outra instituição.

O professor da Faculdade de Comunicação Fábio Pereira explica que a parceria é estratégica para a UnB, pois alguns docentes têm iniciativas de pesquisa com a universidade belga. “É uma forma de institucionalizar essas ações”, diz Pereira, que coordena um estudo comparativo com os webjornalistas daquele país e os brasileiros.

O professor de Ciência Política da ULB Frédéric Louault conta que a intenção é ampliar e facilitar a mobilidade acadêmica em todas as áreas. “Em janeiro deste ano, já assinamos um convênio para Ciência Política e Relações Internacionais. Agora vamos reforçar isso”, diz o docente, que trabalha com eleições e democracia na América Latina e planeja lecionar na UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.